Informação profissional para a agricultura portuguesa

A importância da introdução de matéria orgânica nos solos

Redação Agriterra13/11/2020
Segundo o professor Mário Carvalho, da Universidade de Évora, a fertilidade dos solos é uma questão central no combate e adaptação às alterações climáticas, aumentando ainda a produção vegetal.
Mário Carvalho, professor da Universidade de Évora
Mário Carvalho, professor da Universidade de Évora.

O Nutrimais é um corretivo agrícola orgânico, produzido na Central de Valorização Orgânica da Lipor, proveniente da compostagem de matérias-primas separadas na origem, permitindo uma excelente qualidade do produto final.

De facto, a utilização de compostos orgânicos nos solos tem-se revelado uma grande mais valia, não só na fertilidade dos mesmos, como também na promoção da segurança alimentar.

Segundo o professor Mário Carvalho, da Universidade de Évora, a fertilidade dos solos é uma questão central no combate e adaptação às alterações climáticas.

Sendo que, o aumento do teor da matéria orgânica na prática da agricultura reduz a utilização de adubos minerais, fonte de emissões de CO2 na sua produção dado o consumo de energia necessária, assim com aumenta a produção vegetal.

Assim, é fundamental a utilização de compostos orgânicos oriundos de um processo criterioso e de qualidade, de forma a não serem uma fonte de contaminação do solo e, consequentemente, da cadeia alimentar e dos produtos que daí resultam.
Assista ao vídeo:

Aceda à Feira Virtual Nutrimais na revista Agriterra e fique a conhecer melhor toda a gama.

Empresas ou entidades relacionadas

LIPOR – Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial