BASF Portuguesa, S.A.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Castanha tem “importância brutal” para concelhos de Penedono, Sernancelhe e Trancoso

Redação Agriterra09/11/2020
A produção de castanha tem uma “importância brutal” para a economia dos concelhos de Penedono, Sernancelhe e Trancoso, disse à Lusa o presidente do conselho de administração da Cooperativa Agrícola de Penela da Beira.
Imagen

Os municípios de Penedono e Sernancelhe (distrito de Viseu) e de Trancoso (Guarda) integram a região demarcada de produção de castanha com a Denominação de Origem Protegida (DOP) Soutos da Lapa.

Segundo José Ângelo Pinto, presidente do conselho de administração da Coopenela - Cooperativa Agrícola de Penela da Beira, no concelho de Penedono, “tirando o desenvolvimento que é induzido por políticas públicas”, o produto mais expressivo nos três municípios é a castanha, “uma forte alavanca de bem-estar económico”.

Pela importância económica da castanha para a região, a Coopenela tem “consciência da responsabilidade” em relação à comercialização deste produto que, nesta altura do ano, conhece mais uma campanha de produção.

A Cooperativa Agrícola de Penela da Beira, que foi fundada em 1997 para defender e valorizar a produção de castanha na região, tem atualmente mais de 500 associados a nível nacional e recebe produtos de várias regiões, sendo a castanha DOP Soutos da Lapa considerado o produto “mais forte”.

A área geográfica de produção da castanha dos Soutos da Lapa DOP está circunscrita aos concelhos de Armamar, Tarouca, Tabuaço, São João da Pesqueira, Moimenta da Beira, Sernancelhe, Penedono, Lamego, Aguiar da Beira e Trancoso.

“Ano excecional na qualidade”

Na campanha de produção de castanha deste ano, que foi antecipada em cerca de quinze dias, e que é marcada por uma produção de "excelente qualidade", a Coopenela prevê uma quantidade idêntica à de 2019, ou seja, de cerca de 470 toneladas.
"É um ano excecional em termos de qualidade, com qualidade muito acima da que tem ocorrido em anos anteriores. Portanto, do ponto de vista da produção, temos razões para estar muito satisfeitos com o produto que os nossos agricultores nos estão a entregar", disse o responsável à Lusa.
Em relação à quantidade, o dirigente da cooperativa também tem razões para satisfação, porque os agricultores, de uma forma genérica, estão a entregar "quantidades semelhantes às dos dois anos anteriores, que foram dois bons anos de produção".
“Este ano não será diferente. Teremos, de facto, um bom ano em termos de produto, em termos de qualidade e em termos de quantidade também”, rematou.
Em 2020, a cooperativa de Penela da Beira estima exportar 80% da produção de castanha

Em 2020, a cooperativa de Penela da Beira estima exportar 80% da produção de castanha.

Quanto à comercialização da castanha, a cooperativa tem uma política “baseada na exportação“e, este ano, devido à pandemia causada pela covid-19, está a ser vendida”um bocadinho mais devagar do que em anos anteriores”, mas “bem”.

A castanha da Coopenela é exportada para países como França, Alemanha, Áustria, Itália, Espanha, Brasil e Estados Unidos da América.

“A nossa expectativa é a de um bom escoamento do produto, um bocadinho mais devagar do que em anos anteriores, mas com uma valorização que pretendemos que seja boa”, vaticina José Ângelo Pinto.

Em 2019, a cooperativa de Penela da Beira exportou 92% da produção e em 2018 um total de 96%. Este ano estima exportar "à volta dos 80%".

No mercado nacional, a direção prevê que a comercialização de castanha “tenha uma expressão um bocado mais forte” do que em anos anteriores.

REVISTAS

Fna25

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    14/04/2025

  • Newsletter Agriterra

    07/04/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial