Informação profissional para a agricultura portuguesa

O sistema DPA e o cuidado com o ambiente, pela Herculano

José Mendes | Herculano17/10/2020
Um artigo de José Mendes, engenheiro eletrotécnico do departamento de investigação, inovação e desenvolvimento dos produtos Herculano.

Um dos problemas atuais da agricultura é o aproveitamento de adubos orgânicos. Por um lado, a colocação de chorume e estrume de forma desordenada pode provocar danos ambientais e agronómicos, com excessos adversos ou perdas no benefício nutritivo para as culturas. Por outro, o não aproveitamento destes afluentes pode trazer custos nos tratamentos dos mesmos e no aumento de adubos inorgânicos.

A agricultura atual pretende aproveitar ao máximo os recursos disponíveis de forma a maximizar o rendimento das culturas, sem prejudicar o meio ambiente.
Imagen
Há mais de cinquenta anos que a Herculano acompanha os Agricultores na resolução dos seus problemas. A Herculano tem estado sempre na vanguarda tecnológica das alfaias agrícolas e, com a mudança para a agricultura 4.0, decidiu criar a linha 'GREEN PRECISION'. Dentro desta linha é disponibilizado o sistema DPA, aplicável a cisternas e espalhadores.
O sistema DPA (Débito Proporcional ao Avanço) é um sistema que permite colocar sempre a mesma quantidade de chorume (cisternas) ou estrume (espalhadores), independentemente da velocidade do trator. Até agora, quando o trator parava, era necessário fechar uma válvula ou parar o tapete, criando frequentemente poças com acumulação de matéria orgânica.
Outro dos problemas frequentes é a variação dos terrenos (rampas, inclinações, curvas apertadas, etc.). É muito difícil para o condutor manter sempre uma velocidade constante para conseguir distribuir a matéria orgânica uniformemente em cada terreno.
Com o sistema DPA, a Herculano vem dar uma resposta a estes e outros problemas. O sistema DPA vai variar a distribuição da matéria orgânica de acordo com a velocidade do trator. Aumenta a distribuição conforme o aumento de velocidade do trator, diminuindo a mesma até zero, caso o trator abrande e pare.
Imagen
Este sistema permite ao condutor estar atento à condução e não à quantidade que está a colocar, sabendo que tem o controlo de forma automática, com maior segurança, maior eficiência, ajudando, ao mesmo tempo, a natureza.
Consulte a Herculano e descubra como o sistema DPA pode ajudar a aproveitar os recursos naturais, proteger a natureza e reduzir a fatura com adubos inorgânicos.

Saiba mais em: https://herculano.pt/.

*José Mendes é engenheiro eletrotécnico do departamento de investigação, inovação e desenvolvimento dos produtos Herculano, conta com uma vasta experiência na área da eletrónica e metalomecânica com diversos cargos de responsabilidade e liderança.

Empresas ou entidades relacionadas

Herculano - Alfaias Agrícolas, S.A.

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial