Declarações de Luís Planas, ministro da Agricultura espanhol, na Agroglobal 2020
Apesar dos constrangimentos atuais da pandemia de Covid-19, Luís Planas, Ministro da Agricultura Espanhol, fez questão de marcar presença a 11 de setembro, em Valada do Ribatejo, na Agroglobal, onde foi anunciada a Agenda para a Inovação 20-30 do Governo português.
Na sua intervenção, o titular da pasta da Agricultura, Pecuária e Pescas do país vizinho, começou por dizer que "é essencial apoiar o setor agroalimentar“ porque ”nesta crise sanitária todo o setor - produção, distribuição e agroalimentar - estiveram na linha da frente no que respeita ao fornecimento dos produtos aos consumidores, e isso foi notório não só ao nível da qualidade como da quantidade".
O governante salientou que Portugal e Espanha “são responsáveis por 14,5% de toda a produção agrícola na UE-27“ e lembrou que ambos os países congregam ”12,9% da população”. Por tudo isto, “Portugal e Espanha têm desafios comuns no quadro europeu e internacional“e”devem trocar experiências e promover a cooperação em todas as áreas em defesa de um setor agrícola que tem futuro”.
Planas delineou também os desafios que os Estados e as suas tutelas têm pela frente na missão de apoiar o agricultor: “e este é um momento-chave para os recordar e explicar que a Política Agrícola Comum (PAC) vai significar uma das maiores transformações da agricultura europeia em muitas décadas”.
O ministro colocou igualmente a tónica do seu discurso na rentabilidade das empresas. “As margens têm de ser as necessárias para que o agricultor possa continuar a viver do seu trabalho, e neste momento há muitas incógnitas no mercado e a um nível climático que dificultam a produção e as vendas”.
Luís Planas, à chegada aos campos de Valada do Ribatejo, na manhã de 11 de setembro.
Luís Planas não esqueceu, na sua intervenção, a sustentabilidade. “A sustentabilidade tem apenas a ver com ter explorações agrícolas rentáveis. Passámos de uma economia linear para uma economia circular e temos a oportunidade de combater as alterações climáticas, porque o consumidor também nos pede que o façamos”, afirmou.
“Por exemplo, no caso da irrigação, temos, sem dúvida, de caminhar para uma irrigação eficiente, porque graças às novas tecnologias conseguimos tornar cada gota de água rentável. Em Espanha, foi possível reduzir o consumo de água na agriculturaem 14% em 20 anos, período durante o qual a superfície irrigada aumentou 9%”.
Planas lembrou também os desafios social e geracional que o setor primário enfrenta. “Em Espanha dois terços dos profissionais do setor primário têm mais de 55 anos, e esta situação traz consigo uma oportunidade de incorporar os jovens e as mulheres no setor. A digitalização e melhoria das comunicações nas zonas rurais irá certamente desempenhar um papel neste desafio”, acrescentou.
A revista Agriterra marcou presença no dia 11 de setembro, na Agroglobal, estando presente na conferência da manhã onde foi apresentada a Agenda de Inovação para a Agricultura Portuguesa 20-30.
Durante o evento, a primeira edição da nossa revista - que conta, entre inúmeros trabalhos, com uma entrevista à ministra da Agricultura -, esteve em distribuição no recinto da Agroglobal, tendo sido muito bem recebida pelo setor.
No final do evento, Ana Clara e David Pozo, da redação da Agriterra, tiveram oportunidade de conversar com a titular da pasta da Agricultura, e de lhe dar a conhecer in loco, a primeira edição.
Recorde-se que a Agriterra é uma publicação técnica, centrada no setor agrícola nacional, e que se assume como uma revista especializada e uma âncora de informação credível para os agricultores portugueses.
Nesta primeira edição, além da atualidade do setor, de abordagens incisivas sobre temas como a vinha, os cereais e o setor da maquinaria agrícola em Portugal, publicamos, como já referimos, uma Grande Entrevista com a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes. Uma conversa que demonstra o foco do país em termos estratégicos.
Pode consultar a edição n.º1 da Agriterra, aqui.
De recordar que a Agriterra insere-se no processo de expansão que a Induglobal - editora do grupo Interempresas Media - iniciou no mercado português em maio de 2019. Fique a conhecer-nos melhor aqui: www.induglobal.pt.
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