Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa
BKT | Trator do Ano 2021

Terceiro episódio do TotY: agricultura 4.0

14/09/2020

Os dados desempenharão um papel decisivo no acompanhamento das mudanças globais. Do atual suporte eletrónico, o trator está a transformar-se num autêntico sistema de ligação digital. Os pneus desempenharão um papel fundamental na “revolução”, acreditem que a BKT está certa. O episódio está disponível em www.totydigital.com.

Imagen

Terceiro episódio online do TotY. O tema é a Agricultura 4.0, um fator chave no estudo e design dos tratores do futuro.

Mas, o que é a Agricultura 4.0? Por vezes, é denominada 'Indústria 4.0 no campo', porque integra o trabalho realizado no campo com tecnologia avançada. O resultado é uma nova forma de agricultura que visa melhorar o rendimento e as sustentabilidade das colheitas, bem como a qualidade dos produtos e da transformação e as condições de trabalho.

Atualmente, com o crescimento das tecnologias digitais, temos acesso a dados que cruzam fatores ambientais, climáticos e relativos ao solo. Tal permite aos agricultores tomarem medidas direcionadas e trabalhar com maior eficácia, respeitando os prazos. Graças aos dados fornecidos pelos sistemas de software instalados nas máquinas no campo, é agora possível seguir e certificar os produtos, do campo à indústria transformadora.
A agricultura de precisão dos últimos anos, em combinação com o potencial da digitalização, apresentou-nos uma nova abordagem ao trabalho no campo, com uma consciência cada vez maior das metas sustentáveis para o planeta.
O aumento da população e a consequente procura de alimentos são sinais claros de que o setor agrícola deve estar no centro da economia global sustentável.
Imagen

“Estaremos perante uma crise no futuro se não existir um impulso global da sustentabilidade", afirmou Piero Torassa, engenheiro de campo da BKT Europa, no episódio.

”À semelhança das finanças ou da infraestrutura, a tecnologia deverá apoiar este processo fundamental de mudança. A indústria dos pneus também pode desempenhar um papel neste processo, ao criar produtos que não prejudicam a terra, ou ao reduzir a pegada de carbono dos materiais, atividades que a BKT já realiza há vários anos. Além disso, a colaboração com parceiros no setor do equipamento original e no pós-mercado ajuda-nos a preparar-nos para encontrar as melhores soluções para os nossos clientes. Os desafios irão dizer cada vez mais respeito ao crescimento e não à concorrência, isto se todos desejarmos contribuir para o desenvolvimento sustentável".

Agricultura 4.0, qual é o ponto da situação no mundo? Segundo diversos estudos, existem milhares de startups em todo o mundo a desenvolver aplicações para a Agricultura 4.0, na Europa, América do Norte e Central, Ásia e Austrália.

Além das questões mais abrangentes ligadas à cadeia dos alimentos, a comunidade científica aponta para a revolução emergente no setor da maquinaria agrícola, um elemento fundamental para a gestão sustentável das colheitas. Em resumo, falamos do trator do futuro, a encontrar pelo júri do TOTY 2021.

O trator do futuro será uma máquina que se transforma em um verdadeiro sistema de ligação digital: no habitáculo (incluindo veículos de condução automática), com o mais elevado nível de conforto para o condutor, (pelo menos) três monitores fornecerão dados em tempo real sobre as condições climatéricas, por exemplo (a informação será enviada por GPS e sensores), sobre o solo (adaptando a pressão dos pneus), sobre o consumo (também se estão a estudar motores elétricos), sobre a previsão dos períodos de trabalho, entre muitas outras informações.

“A situação é clara”, concluiu Piero Torassa da BKT, lembrando que “estamos concentrados no que irá acontecer depois, a mudar a nossa perspetiva do futuro e a partilhar cada vez mais uma abordagem verde. Umas das consequências lógicas da abordagem foi, por exemplo, o lançamento da produção interna de carbono no ano passado”.

Contudo, para a BKT, a abordagem verde não é uma novidade, uma vez que estudou e criou pneus específicos que, com características diferentes dependendo da superfície e do trabalho realizado pela maquinaria, ajudam a reduzir a compactação do solo. A gama de pneus radiais AGRIMAX da BKT foi criada para corresponder às necessidades da Agricultura 4.0. Em alguns modelos, aplicaram-se as tecnologias de maior flexão (IF) e flexão muito elevada (VF).

O episódio Agricultura 4.0 está disponível aqui.

foto

REVISTAS

FNA24EvolyaOlival 2024

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial