A John Deere expandiu a sua gama de cabeças de ceifeiras-debulhadoras, incluindo a nova gama de plataformas de cintos de chassis articulados HD, as novas plataformas de cintos HydraFlex e uma pickup BP15.
As correias de plataforma HDX da John Deere são ideais para pequenos produtores de cereais e oleaginosas que querem maximizar o desempenho da sua ceifeira-debulhadora numa variedade de culturas, com condições variáveis e terrenos irregulares ou ondulados, enquanto colhem mais cereais.
“O HDX tem um novo chassis articulado que proporciona uma capacidade de abraço ao solo inigualável. Tem o dobro da envergadura das asas de um MacDon FD1 FlexDraper, com uma altura de corte uniforme aquando da colheita em terrenos acidentados ou irregulares”, diz Jonathan Edwards, diretor de marketing de produto da John Deere. O modelo HDX oferece um desvio da ponta da asa de até 300 centímetros e inclui um desenho de cinto extra profundo de 1200 mm, 12% mais do que a concorrência.
A plataforma HDX ajudará a aumentar ainda mais a capacidade de colheita da ceifeira-debulhadora e a captar mais grãos do campo, especialmente quando se recolhem culturas que estão deitadas ou deitadas, de acordo com Edwards.
"Concebidas especificamente para clientes europeus, estas cintas de plataforma fáceis de usar recolhem e varrem eficazmente culturas deitadas ou adormecidas através da barra de corte para recuperar mais colheita. Isto deve-se a uma distância uniforme entre os dedos da bobina e a barra de corte, maior alcance da bobina e maior torque de acionamento da bobina. Até agora, os clientes tiveram de se comprometer entre a tecnologia de alimentação do convés de decapagem e o desempenho global em colza oleaginosa. O HDX é a primeira plataforma de correia que testamos em colza oleaginosa que superaria uma cabeça de broca em termos de capacidade nominal e capacidade máxima", acrescenta.
A John Deere também lançou o modelo HDR. Este modelo destina-se aos agricultores que cultivam pouca ou nenhuma colza oleaginosa e está disponível em tamanhos de 10,7 a 15,2 metros.
As novas correias de plataforma John Deere HydraFlex RDF baseiam-se na tecnologia de corte comprovada no campo do modelo existente de 700FD, ao mesmo tempo que proporcionam novas características para reduzir a perda de grãos. As correias de plataforma HydraFlex RDF são compatíveis com a nova série X combina, para além das séries S, T e W, e são compatíveis com modelos mais antigos até 2012.
Todas as correias de plataforma HydraFlex RDF apresentam uma nova secção de alimentação central de duas velocidades que permite aos operadores reduzir a velocidade do tambor de alimentação e da correia de alimentação central em 20%. “Isto acrescenta mais grãos ao tanque, reduzindo as perdas de grãos soltos. Os operadores podem mudar facilmente de velocidade rápida para velocidade lenta para poupar culturas fáceis de debulhar, tais como a soja”, diz Edwards. “Estão disponíveis duas opções de esteira de alimentação central como equipamento de série para otimizar a esteira de plataforma HydraFlex RDF para múltiplas culturas e condições”.
A John Deere também oferece a BP15 (colhedora de correia) para colza e pequenos agricultores que precisam de colher colheitas em filas com as ceifeiras-debulhadoras das séries X, S ou T. “Estes novos colhedores de correia fornecem taxas de alimentação 20% mais rápidas do que a Deere 615P, para manusear facilmente colheitas de alto volume em condições difíceis”, diz Edwards. “Em comparação com o 615P, este novo colhedor tem uma abertura mais larga com uma espiga e tubos de alimentação ajustáveis que permitem que a plataforma colha mais hectares por hora. Quando utilizada com uma segadeira X9, por exemplo, a BP15 pode trabalhar nove hectares de campo de colza por hora.
A BP15 apresenta um ajuste melhorado da velocidade de alimentação para lidar com culturas grandes ou volumosas, com uma engrenagem sem fim de duas velocidades instalada de fábrica, proporcionando o aumento ideal da velocidade de alimentação para a colheita da colza. Uma velocidade de alimentação mais lenta pode ser utilizada para culturas menos volumosas, tais como cereais ou gramíneas. Um escudo de cultura instalado de fábrica minimiza a perda de grãos ao evitar a acumulação e a deposição da cultura no alimentador de culturas.
”Os operadores passarão menos tempo a fazer ajustes e mais tempo a colher", diz Edwards. “Por exemplo, não são necessárias ferramentas para ajustar a altura das rodas grandes de 510mm de profundidade para diferentes condições de cabo de forragem e tipos de grão”.
Cada uma das novas correias na plataforma de correia, plataformas de brocas e colectores de correia vem com uma unidade de controlo da cabeça de colheita (HCU) que comunica sem problemas com a ceifeira-debulhadora. A HCU armazena as configurações específicas de calibração de fábrica do cabeçalho e recolhe e envia informações de amplitude do cabeçalho para a ceifeira-debulhadora para um mapeamento preciso do rendimento. “A HCU também deteta e relata códigos de diagnóstico específicos da cabeça e rastreia horas de utilização e intervalos de manutenção”, disse Edwards.