BASF Portuguesa, S.A.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Laranja do Algarve foi a fruta mais produzida em Portugal em 2019

Redação Agriterra14/08/2020
Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE), que indicam que, em 2019, foram produzidos mais de 357 mil toneladas de laranjas em território nacional, sendo que a sua produção está concentrada sobretudo no Algarve e Alentejo.
Imagen

A produção de laranja destina-se essencialmente ao consumo nacional (60%), sendo que a exportação representa os restantes 40% da produção.

Segundo a última campanha agrícola nacional 2018/2019, independentemente das condições meteorológicas desfavoráveis, a produção de laranja atingiu recorde, tendo em conta que há 33 anos que não se produzia tanta laranja como na última campanha agrícola.

Tomate

De acordo com os dados do INE, o legume mais produzido em 2019 no país é o tomate, cuja produção se centra na zona do Ribatejo, Oeste e Alentejo.

No ano passado, avança o INE, mais de 1,4 milhões de toneladas de tomate foram destinados à indústria e 103 mil toneladas de tomate direcionados ao consumo em fresco.

Quase toda a produção de tomate para a indústria destina-se essencialmente aos mercados externos, enquanto que a produção de tomate fresco divide-se de forma igualitária entre Portugal e o estrangeiro. Mais de 95% do tomate para indústria é para exportação.

Laranja do Algarve: um fruto com séculos de história

Em Portugal, são colhidas 80 a 100 toneladas de laranjas por dia. É no sul do país que se cultiva a esmagadora maioria deste fruto que é o mais consumido no mundo. Chegou pela mão dos descobridores no século XVI e os dados apontam para um futuro promissor.

Apesar de as laranjas também serem plantadas no Ribatejo e na zona da Vidigueira, no Alentejo, 83% da produção nacional concentra-se na região algarvia, onde ao fruto é caracterizado por uma cor intensa, forte doçura e por ser muito sumarento.

Em Portugal, a comercialização de laranja ocorre durante todo o ano, devido à utilização de variedades de meia estação e as chamadas variedades tardias. As “Dalmau” e as “Newhall” são colhidas entre novembro e março, as “Baía” e as “Jaffa” de fevereiro a abril e as “Valencia late “ e “Lane late” entre março a agosto (estas, só mesmo no Algarve).

Crê-se que os portugueses terão introduzido o fruto na Europa a partir da China, no século XVI, e que depois o levaram para o continente americano, onde hoje se encontram as maiores plantações de laranjas do mundo.

REVISTAS

Fna25

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    14/04/2025

  • Newsletter Agriterra

    07/04/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial