Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a agricultura portuguesa
Previsão da Colheita - Campanha 2020/2021

Produção de vinho: Algarve estima crescimento de 15% face a 2019

Redação Agriterra07/08/2020
A informação é da Comissão Vitivinícola do Algarve.
Imagen

No caso da região algarvia, relativamente ao volume apto a IG Algarve e DO, prevê-se um crescimento de 15% face a 2019.

Alguns focos de oídio não comprometeram o aumento da produção esperado devido ao bom desenvolvimento vegetativo das vinhas que perspetiva uma colheita de boa qualidade.

A nível nacional estima-se que a produção de vinho na campanha 2020/2021 atinja um volume de 6,3 milhões de hectolitros, o que se traduz numa diminuição de 3% relativamente à campanha 2019/2020.

Novas autorizações de plantação

O período de submissão de candidaturas decorreu entre 1 de abril e 15 de maio, mas devido ao estado de emergência foi prorrogado o prazo até 15 de junho, data após a qual se procedeu à análise das candidaturas para validar as condições de elegibilidade.

Algarve

A região do Algarve recebe o percentual maior em área, em relação ao 1% mínimo de crescimento regional.

Candidaturas contempladas: 15 (7 jovem/3 novos entrantes/5 produtores)

Total área novas plantações: 54,97 hectares, o que se traduz em 83% das candidaturas apresentadas para a região do Algarve e em 92% da área solicitada nas candidaturas.

Corresponde a um aumento de 393% relativamente ao ano anterior.

Consulte mais informações aqui.

Imagen

Região de Turismo do Algarve e Comissão Vitivinícola do Algarve assinam protocolo para promover o Enoturismo no Algarve

O Enoturismo algarvio vai ganhar novo fôlego com a assinatura de um protocolo que junta a Região de Turismo do Algarve (RTA) à Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA) com o objetivo de impulsionar o produto turístico no destino, que conta com mais de 30 quintas produtoras e um aumento da área de vinha nos últimos anos.

A cerimónia decorreu no passado dia 23 de julho, nas novas instalações do Posto de Turismo do Carvoeiro.

Promover a Região Vitivinícola do Algarve no mercado interno alargado (Portugal e Espanha), mostrando a residentes e turistas a qualidade dos vinhos de Denominação de Origem Lagos, Portimão, Lagoa e Tavira, é o que pretendem as duas entidades regionais com este protocolo assinado pelo presidente da RTA, João Fernandes, e pela presidente da CVA, Sara Silva.

Na cerimónia que foi aberta à comunicação social, esteve ainda o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, bem como alguns produtores de vinhos regionais.

De salientar que, de acordo com a Região de Turismo do Algarve, a procura primária de viagens associada à gastronomia e vinhos tem vindo a crescer ao ritmo de 5% a 8% ao ano e que o produto é uma oferta turística complementar ao tradicional sol e mar no Algarve, de acordo com o Plano de Marketing Estratégico para o Turismo do Algarve.

Também a app dos Vinhos do Algarve foi alvo de melhorias e foi relançada com uma nova imagem, disponível em IOS e Android, com o intuito de colocar os Vinhos do Algarve no mapa do Enoturismo nacional, destacando assim a qualidade da região também a este nível.

Na app é possível consultar a localização geográfica dos produtores, saber quais os pontos de venda e restaurantes onde os vinhos estão disponíveis, bem como encontrar notícias e eventos relacionados com a Região Vitivinícola.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    10/09/2024

  • Newsletter Agriterra

    04/09/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial