No caso da região algarvia, relativamente ao volume apto a IG Algarve e DO, prevê-se um crescimento de 15% face a 2019.
Alguns focos de oídio não comprometeram o aumento da produção esperado devido ao bom desenvolvimento vegetativo das vinhas que perspetiva uma colheita de boa qualidade.
O período de submissão de candidaturas decorreu entre 1 de abril e 15 de maio, mas devido ao estado de emergência foi prorrogado o prazo até 15 de junho, data após a qual se procedeu à análise das candidaturas para validar as condições de elegibilidade.
Algarve
A região do Algarve recebe o percentual maior em área, em relação ao 1% mínimo de crescimento regional.
Candidaturas contempladas: 15 (7 jovem/3 novos entrantes/5 produtores)
Total área novas plantações: 54,97 hectares, o que se traduz em 83% das candidaturas apresentadas para a região do Algarve e em 92% da área solicitada nas candidaturas.
Corresponde a um aumento de 393% relativamente ao ano anterior.
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O Enoturismo algarvio vai ganhar novo fôlego com a assinatura de um protocolo que junta a Região de Turismo do Algarve (RTA) à Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA) com o objetivo de impulsionar o produto turístico no destino, que conta com mais de 30 quintas produtoras e um aumento da área de vinha nos últimos anos.
A cerimónia decorreu no passado dia 23 de julho, nas novas instalações do Posto de Turismo do Carvoeiro.
Promover a Região Vitivinícola do Algarve no mercado interno alargado (Portugal e Espanha), mostrando a residentes e turistas a qualidade dos vinhos de Denominação de Origem Lagos, Portimão, Lagoa e Tavira, é o que pretendem as duas entidades regionais com este protocolo assinado pelo presidente da RTA, João Fernandes, e pela presidente da CVA, Sara Silva.
Na cerimónia que foi aberta à comunicação social, esteve ainda o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, bem como alguns produtores de vinhos regionais.
De salientar que, de acordo com a Região de Turismo do Algarve, a procura primária de viagens associada à gastronomia e vinhos tem vindo a crescer ao ritmo de 5% a 8% ao ano e que o produto é uma oferta turística complementar ao tradicional sol e mar no Algarve, de acordo com o Plano de Marketing Estratégico para o Turismo do Algarve.
Também a app dos Vinhos do Algarve foi alvo de melhorias e foi relançada com uma nova imagem, disponível em IOS e Android, com o intuito de colocar os Vinhos do Algarve no mapa do Enoturismo nacional, destacando assim a qualidade da região também a este nível.
Na app é possível consultar a localização geográfica dos produtores, saber quais os pontos de venda e restaurantes onde os vinhos estão disponíveis, bem como encontrar notícias e eventos relacionados com a Região Vitivinícola.