EyesOnTrap: o sistema que ajuda a prevenir pragas nas vinhas

29/06/2020

O projeto, intitulado ‘EyesOnTrap’, está a ser desenvolvido no Centro Fraunhofer AICOS Portugal e tem como principal objetivo ajudar a prevenir a propagação de pragas nas vinhas.

Técnicas de visão computacional, dados de sensores para deteção automática de insetos nas armadilhas, registo de temperatura localizada e recomendações para combater as ameaças identificadas são algumas das mais-valias deste sistema inovador.

foto

Com este sistema, foi criada igualmente uma aplicação (app) para o agricultor que ajuda o agricultor a detetar as pragas no terreno, mas também a saber o histórico de temperatura local bem como o registo dos processos biológicos periódicos ligados ao clima.

Além disto, o EyesOnTrap permite ainda armazenar a informação que o viticultor recolhe e ajuda à monitorização constante por parte dos agricultores.

Deste projeto há ainda a destacar um portal web para especialistas em taxonomia, para uso remoto, que permite observar os resultados da monitorização automática nas diferentes parcelas ou regiões.

Desta forma é possível que cada viticultor possa reagir atempadamente às pragas detetadas.

Esta é uma resposta tecnológica, que pretende ajudar nesta fase os produtores e empresários do Douro, região onde a produção de uva constitui um setor económico de referência e que é dos mais vulneráveis num cenário de mudanças climáticas e onde as pragas se tornam uma séria ameaça à qualidade da uva e ao rendimento da viticultura.

O projeto conta com um investimento superior a 400 mil euros e está a ser desenvolvido pelo Fraunhofer AICOS, em parceria com a GeoDouro – Consultoria e Topografia, e a Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense, contando com a participação de representantes do setor, como a Sogevinus Quintas SA, a Adriano Ramos Pinto - Vinhos SA e a Sogrape Vinhos, SA.

foto
20 Years Jaba traduçao técnica especializada 4.0Agriterra Feria VirtualAgriterra FacebookAgriterra Twitter

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação para o agricultor de Portugal

Estatuto Editorial