BA13 - Agriterra

80 COOPERATIVAS a organização Cooperativas AgroAlimentarias de España (Cooperativas agroalimentares de Espanha) apontam que temos mais de 3600 empresas cooperativas que geram cerca de 38 500 milhões de euros anualmente e reúnem mais de um milhão de sócios. A faturação direta total das cooperativas agroalimentares espanholas equivale a 68% do valor da produção final agrária e a 28% do valor das vendas da nossa indústria alimentar. Além disso, as cooperativas agroalimentares empregam diretamente 123 700 pessoas, a maioria delas no meio rural, o que as torna um motor económico, social e cultural das áreas menos povoadas do nosso país. Com todos estes dados, é claro que ambos os países parecem perseguir os mesmos objetivos quando falamos em cultura cooperativista: obter benefícios económicos que, individualmente, os sócios não conseguiriam obter. O SUCESSO DA INNISFAIL GROWERS: NÃO COMPETIR INTERNAMENTE Seguindo esse objetivo, em Alberta não há muitas cooperativas, mas as que existem, funcionam. O maior modelo de sucesso é coroado pela cooperativa Innisfail Growers, composta por cinco famílias de agricultores que produzem o que definem como “alimentos saudáveis e sustentáveis para as nossas comunidades”. Todas as suas instalações situam-se no centro da província, a sul de Red Deer e a meio caminho entre Edmonton e Calgary, a capital e a cidade mais importante, respetivamente. A Innisfail Growers, fundada em 1993, é constituída pela Beck Farms, Edgar Farms, Upper Green Farms, The Jungle Farm e Hillside Greenhouses. Cada uma delas cultiva alimentos diferentes e o segredo é precisamente não haver competição entre si. Quando visitamos as instalações da The Jungle Farm, Leona Staples, a gerente, explica-nos: A Beck Farms foi fundada em 1986 e, desde então, domina a arte de cultivar cenouras. A Beck Farms alargou a sua oferta ao longo dos anos e, agora, também cultiva couves, beterraba, aneto, pimentos, beringelas e conservas. “embora vendamos os produtos no mercado em conjunto, cada membro da cooperativa deve produzir coisas diferentes”. Desta forma, embora os produtos sejam vendidos sob a égide da Innisfail Growers, cada um dos cinco produtores utiliza o seu próprio logotipo e é dono da sua produção. Portanto, ganha dinheiro com o que é comercializado nos mercados. Do total vendido, cada cooperativa tem acesso a um máximo de 65%. Os 35% restantes vão para um fundo comum a partir do qual as despesas gerais são sustentadas, como o aluguer do espaço no mercado ou o salário de alguns trabalhadores con-

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