BA11 - Agriterra

SFCOLAB 74 TRANSIÇÃO DIGITAL NA FRUTICULTURA, HORTICULTURA E VITICULTURA Diagnóstico do setor em Portugal Tânia Serra1, Olfa Zarrouk1, Sónia Pazos2, Marta Prado2, Begoña Espina2, Hugo Oliveira2, João Piteira2, Carolina Ramos3, Rui Almeida3, Cátia Pinto1 1Associação SFCOLAB – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura, Rua Cândido dos Reis nº 1 Espaço SFCOLAB, 2560-312 Torres Vedras 2INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory, Avenida Mte. José Veiga s/n, 4715-330 Braga 3Consulai, Rua da Junqueira 61G, 1300-307 Lisboa Email: geral@sfcolab.org A transição digital é um elemento essencial para o desenvolvimento económico da União Europeia e, neste sentido, a Comissão Europeia tem trabalhado em diversas iniciativas, incluindo o Guião para a Década Digital e o Programa Europa Digital [1,2]. O principal objetivo destas iniciativas é apoiar a transformação digital da economia e sociedade europeia, assegurando que os benefícios da mudança chegam aos cidadãos e empresas. A nível nacional, o Plano de Ação para a Transição Digital (Portugal Digital) [3] visa acelerar a transição digital em Portugal, tendo como foco a capacitação digital da população, a transformação digital das empresas e a digitalização do Estado. A implementação deste tipo de iniciativas originou progressos na digitalização, como, por exemplo, um aumento da utilização dos serviços públicos digitais, do número de PMEs a venderemonline, da adesão à banda larga, assim como um progresso no nível elementar de competências digitais [2]. Considerando o Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade (IDES), que permite aferir o progresso digital dos Estados-Membros, Portugal tem subido gradualmente a sua posição relativa desde 2019, ocupando, na edição do IDES 2022 [4] a 15º posição entre os 27 Estados-Membros. Apesar deste progresso, Portugal continua abaixo da média europeia em vários indicadores, incluindo a percentagemde empresas que utilizam serviços de computação em nuvem e com, pelo menos, um nível básico de intensidade digital. A digitalização do sector agrícola permite tornar as produções mais sustentáveis e melhor preparadas para as alterações climáticas, elevando o controlo de qualidade dos produtos. Por outro lado, facilita a cooperação ao longo das cadeias de valor e constitui uma oportunidade para as empresas passarem do mercado local para o global. As principais ferramentas digitais que estão a ser adaptadas ao sector incluem os drones, robôs, sensores, Internet of Things (IoT) e a Inteligência Artificial (IA).

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