Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Portugal insiste na importância e rapidez da utilização da reserva agrícola

31/01/2023
Ministra da Agricultura e da Alimentação em Bruxelas, defendeu o recurso à Reserva Agrícola como forma de ajudar os agricultores a fazer face ao aumento dos custos de produção e da inflação.
Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, no Conselho de Ministros de Agricultura e Pescas da União Europeia, Bruxelas...
Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, no Conselho de Ministros de Agricultura e Pescas da União Europeia, Bruxelas, 30 janeiro 2023 (foto: UE)
No decorrer da reunião do Agrifish - Conselho de Ministros de Agricultura e Pescas da União Europeia, que se realizou em Bruxelas, a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes realçou a importância da utilização da Reserva Agrícola como meio de ajudar os agricultores portugueses, face ao aumento dos custos de produção e da inflação.

“Defendemos a utilização da reserva agrícola, que, nesta política agrícola, tem uma dotação diferente e que vai para além da reserva da Política Agrícola Comum (PAC), que disponibiliza, anualmente, 400 milhões de euros. E defendemos uma utilização rápida e transversal a todos os Estados-membros. Em Portugal, embora a produção agrícola aumente, aumenta ainda mais aquilo que é o preço dos fatores de produção. A inflação faz com que aumente, consequentemente, o preço para os consumidores, levando a que os alimentos estejam mais caros e que o agricultor tenha menos rendimento. O que queremos é minimizar os efeitos, garantindo a vitalidade da nossa agricultura e a segurança do abastecimento alimentar”, esclareceu a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.

No ano passado a Comissão Europeia mobilizou a chamada Reserva de Crise para fazer face aos efeitos da seca e da guerra da Ucrânia. Medida que permitiu que Portugal levasse a cabo o pagamento de 22 milhões de euros aos agricultores, em setembro de 2022.

Sobre o tema de pagamentos a ministra referiu que, “muito em breve, será efetuado o pagamento aos agricultores portugueses, referente aos 57M€ da medida de crise, aprovada pela Comissão Europeia”, acrescentando que “o tempo em que administrativamente foi possível assegurar a concretização de tudo isto, desde a aprovação da medida pela Comissão Europeia, reprogramação do programa e operacionalização das candidaturas, que terminaram a 13 de janeiro, que permite fazer os pagamentos em antecipação ao definido no regulamento, que é em outubro do presente ano”.

REVISTAS

EvolyaFNA24Olival 2024

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial