Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Abertas candidaturas para aquisição e instalação de painéis fotovoltaicos nas explorações agrícolas

26/11/2022

Prazo termina às 17 horas de 24 de janeiro de 2023.

Imagen

As candidaturas para aquisição e instalação de painéis fotovoltaicos nas explorações agrícolas, em unidades agroindustriais e aproveitamentos hidroagrícolas abriram no passado dia 24 de novembro.

Segundo o Governo, estes apoios contam com um reforço global de 46 milhões de euros, permitindo desta forma dar resposta ao compromisso assumido e aumentar a taxa de apoio aos agricultores.

Sobre a medida a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, afirmou que “é inegável que, neste desafio de escala global, precisamos de garantir uma transição energética rápida, eficaz, inclusiva e justa, que permita mitigar os efeitos das alterações climáticas e da crise energética e, ao mesmo tempo, assegurar a capacidade de produção de alimentos seguros, de qualidade e a preços acessíveis”.

A abertura destes avisos visa dotar as explorações agrícolas, as unidades agroindustriais e os aproveitamentos hidroagrícolas de capacidade de produção de energia solar fotovoltaica face às suas necessidades, contribuindo para a sua autossuficiência, modernização e descarbonização do setor por via da redução da utilização de combustíveis fosseis.

Maria do Céu Antunes acrescentou ainda que “a disponibilidade dos agricultores para assumirem esta transição como um desígnio nacional é acompanhada pelo governo, também mediante um reforço das taxas de apoio de 40% para 70%. Um esforço coletivo essencial para garantirmos a sustentabilidade ambiental, social e económica da agricultura nacional”.

A governanta referiu que até ao final do ano de 2022 será ainda aberto novo aviso, com uma dotação de 1,5 milhões de euros, especificamente para reforço da sustentabilidade energética dos aproveitamentos hidroagrícolas.

Poderá encontrar mais informação sobre o aviso no website do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020.

REVISTAS

FNA24Olival 2024Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial