Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Projeto 'DigiFarm2all: sustentabilidade e democratização da Agricultura 4.0'

23/11/2022
O projeto 'DigiFarm2all', viu o seu co-financiamento aprovado no âmbito de uma candidatura ao PRR - agenda da inovação, eixo estratégico 'inovação e digitalização da agricultura', iniciativa 'agricultura 4.0'.
Apresentação do projeto 'DigiFarm2all' durante a Cimeira Nacional AgroInovação 2022, a 12 de outubro
Apresentação do projeto 'DigiFarm2all' durante a Cimeira Nacional AgroInovação 2022, a 12 de outubro.

Consórcio junta SmartFarm Colab, INIAV, Confagri e outros 17 parceiros entre empresas tecnológicas, centro de competências, cooperativas, associações e agricultores.

A identificação da necessidade de democratização da digitalização na agricultura à generalidade das explorações agrícolas do território, levou a que o SmartFarm Colab, juntamente com o INIAV e a CONFAGRI, tivessem a iniciativa de preparar esta candidatura, envolvendo posteriormente os parceiros considerados fundamentais para a sua execução.

Os pressupostos do projeto são a consideração de que as Cooperativas, bem como outras organizações de agricultores, são o veículo privilegiado para possibilitar a digitalização de todas as explorações agrícolas, pela confiança que os associados depositam nestas, pela partilha de custos com equipamento e apoio técnico que possibilitam e por permitirem que dentro da organização se identifiquem os agricultores que poderão adotar mais facilmente as novas tecnologias, permitindo que os restantes os sigam.

O consórcio que irá executar o projeto envolve cerca de 20 parceiros (entre membros e outros), incluindo além das 3 organizações já referidas, também Cooperativas agrícolas, uma associação de agricultores, um Centro de Competências, uma empresa tecnológica e empresas do setor agrícola das fileiras da vinha, olival, pequenos frutos, kiwi, abacate e stakeholders da laranja.

As competências do consórcio permitem enfrentar o desafio da democratização da Agricultura 4.0, capacitação de técnicos e agricultores, maior acesso a tecnologias digitais e utilização das mesmas em prol de uma intensificação sustentável da agricultura.

Recorda-se que, a apresentação e contratualização deste projeto decorreu em cerimónia na presença da ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, durante a Cimeira Nacional AgroInovação 2022 no passado mês de outubro. O consórcio do 'DigiFarm2all' irá agora reunir-se para o arranque formal da execução do projeto no polo do INIAV em Dois Portos ainda durante o mês de novembro.

REVISTAS

FNA24Olival 2024Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial