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Produz 102.000 unidades ao ano

Michelin orgulha-se do seu pneu agrícola a partir da fábrica de Valladolid

Ángel Pérez13/09/2022
A Michelin tem, há quase 50 anos, em Valladolid, Espanha, a sua principal fábrica mundial de pneus agrícolas, com uma produção anual de 102.000 pneus e padrões elevados em termos de tecnologia e segurança.
A produção anual de pneus agrícolas em Valladolid atinge 28.500 toneladas
A produção anual de pneus agrícolas em Valladolid atinge 28.500 toneladas.
A Michelin tem quatro fábricas de pneus em Espanha (Lasarte, Vitoria, Aranda e Valladolid), sendo esta última a “mais jovem”, com quase 50 anos de vida, o que não impede que seja uma referência mundial para o setor agrícola com uma produção atual de 102.000 pneus por ano: 41% para tratores de alta potência, 30% para ceifeiras-debulhadoras, 15% para grandes reboques, 4% para máquinas agroindustriais e 1% para outros tipos de máquinas agrícolas.
A 20 de julho deste ano, a empresa convidou um grupo de representantes da imprensa técnica agrícola para desfrutar de uma visita às suas instalações. Durante a visita, o elevado nível de empenho e profissionalismo da sua mão-de-obra foi evidente, com mais de 1.600 empregados, dos quais 385 (15,6% mulheres) são especializados na área agrícola, com uma idade média de 40 anos e 12 anos de experiência.
98% da produção é destinada à exportação
98% da produção é destinada à exportação.
O roteiro que estabelece as prioridades para a fábrica até 2025 coloca a segurança como sua principal prioridade, juntamente com os progressos no processo de digitalização, o que consolida a fábrica de Valladolid como a referência e líder da fábrica digital dentro do Grupo Michelin. Também se destacam, no último ano, os bons resultados em termos de industrialização e a introdução de novas gamas de produtos.

Outro objetivo é tornar-se a primeira fábrica de pneus agrícolas premium com “zero emissões de CO2” durante o processo de produção. A sua estratégia 'Tudo Sustentável' prevê alcançar um equilíbrio neutro em emissões até 2050 (indústria e energia), com o objetivo de reduzir estas emissões em 50% em relação ao ano de referência de 2010. Visa também atingir 100% de matérias-primas sustentáveis no fabrico de pneus até 2050, com um objetivo intermédio de 40% até 2030.

Detalhe da produção de um pneu Michelin
Detalhe da produção de um pneu Michelin.

Processo de fabrico

Começa com as matérias-primas que garantem as propriedades físico-químicas de cada um dos componentes do pneu. Durante a visita à área fabril centrada na gama agrícola, pudemos observar quatro fases:

Oficina de preparação

Processamento de matérias-primas para obter cada um dos produtos que compõem o pneu, que são classificados em dois tipos: borracha e tecido.

As borrachas podem ser planas ou interiores, quando são fabricadas por um processo de calandragem a quente e colocadas no interior do pneu, e perfiladas, que têm uma geometria específica e são fabricadas em máquinas de extrusão.

Este robô de corte de precisão é um dos poucos utilizados na fábrica para a produção de pneus agrícolas
Este robô de corte de precisão é um dos poucos utilizados na fábrica para a produção de pneus agrícolas.

Nas telas são utilizados dois tipos de tecidos em função do material dos cabos utilizados: metálicos e têxteis. Os produtos têxteis das lonas são preparados numa máquina de corte a 90º, enquanto os que compõem a camada NST (lonas superiores), que podem ser têxteis ou metálicos dependendo do índice de carga, são cortados em ângulos diferentes.

Durante o processo de transformação, é efetuado um controlo de qualidade para garantir as caraterísticas do produto exigidas pelo Departamento de Definição.

Montagem

Este é o posicionamento dos produtos acabados de acordo com as indicações do grupo de engenharia do produto, que está dividido em duas fases:

  • Fabrico da carcaça, na qual as borrachas de vedação plana (borrachas interiores 1 e 2), os tecidos que compõem a estrutura do pneu (lona 1-2 e 3), as jantes, as borrachas de reforço e enchimento, o Sidewall 2 e o Protetor são posicionados como os principais produtos. Esta parte da montagem é realizada sobre um tambor cilíndrico com diâmetros específicos para cada dimensão.
  • Fabrico do penso, que consiste no inchaço da carcaça, após o qual os produtos de topo, as teias de cobertura (NSTs) e a banda de rodagem (banda de rodagem) são colocados entre os produtos mais proeminentes.
Uma montagem correta requer um acompanhamento de todas as unidades fabricadas...
Uma montagem correta requer um acompanhamento de todas as unidades fabricadas, de modo a controlar o perfeito posicionamento de cada um dos produtos ao longo do processo de fabrico e no final do mesmo.
Uma peculiaridade do processo de fabricação do piso é que é fabricado a partir de uma banda de rodagem enrolada numa forma definida para se obter a geometria apropriada. Esta laminagem pode ser feita num cilindro metálico (extensor), para grupos de produção padrão, que é depois montado como um produto separado, ou colocando esta correia diretamente sobre as teias superiores pré-posicionadas.

Cozimento

Após o armazenamento das tiras numa palete adaptada, estas são transferidas para a entrada da linha, onde, antes de serem introduzidas na prensa, a sua geometria é verificada para assegurar o posicionamento correto no interior do molde. A secção de cozimento tem um sistema de gestão informatizado que aplica o critério FIFO (First In First Out).

A fábrica tem várias prensas para evitar interrupções na produção
A fábrica tem várias prensas para evitar interrupções na produção.
O manuseamento do piso do pneu é totalmente automático, tanto quando entra na prensa como quando sai da prensa após o processo de cozedura (moldagem e vulcanização). Este processo é totalmente controlado por um sistema que assegura que o pneu foi vulcanizado de acordo com as especificações exigidas, garantindo assim o desempenho.

Verificação

A inspeção começa após o processo de vulcanização e arrefecimento. Este é um processo a que todas as coberturas são sujeitas e é levado a cabo por pessoal especializado.

Além disso, existem outras inspeções que são realizadas por sonda, tais como inspeções ultra-sónicas “não destrutivas“para verificar a conformidade dos produtos internos, inspeções”destrutivas” para medir as caraterísticas internas dos pneus para verificar a arquitetura interna, e a medição da circularidade dos pneus para garantir o conforto.

Depende do modelo e do tamanho, mas todos os dias cada técnico de verificação pode inspecionar cerca de 35 unidades
Depende do modelo e do tamanho, mas todos os dias cada técnico de verificação pode inspecionar cerca de 35 unidades.
O objetivo é assegurar que as caraterísticas do produto final cumprem as normas Michelin, garantindo assim que todos os pneus são fabricados com a qualidade da própria marca.

Produtos

A oferta da Michelin permite abordar todo o ciclo agrícola. Uma das suas caraterísticas mais notáveis é a tecnologia Ultraflex com uma carcaça muito flexível, nos pneus VF e IF com uma flexão muito elevada ou a marcação CFO.

As vantagens de trabalhar com pressões de inflação muito baixas são uma melhor capacidade de tração no campo/menos compactação, menor consumo de combustível na estrada, menos derrapagem e maior produtividade em termos de colheita.

As principais gamas são as seguintes:

O AxioBib 2 oferece uma economia de tempo que permite um aumento de produtividade entre 7 e 11%, de acordo com o fabricante...
O AxioBib 2 oferece uma economia de tempo que permite um aumento de produtividade entre 7 e 11%, de acordo com o fabricante.

AxioBib 2. Pneu de preparação do solo para tratores médios a pesados (160 CV a 560 CV) para trabalhos pesados e transporte, com marcações NRO e Airsystem Ready. 650 mm de largura para trabalho em sulcos, carcaça muito flexível (VF) permitindo até 40% mais capacidade de carga ou até 40% menos pressão, melhor capacidade de carga do mercado para a dimensão 650/65 R42 (compatível com o pneu padrão), 19% de área útil adicional com até 35% de melhoria na transferência de potência para o solo e compatível com sistemas de inflação centralizada.

O SprayBib CFO (Cyclical Field Operation) tem uma nova dimensão: VF 420/90 R34
O SprayBib CFO (Cyclical Field Operation) tem uma nova dimensão: VF 420/90 R34.

SprayBib CFO. Pneu pulverizador autopropulsado com carcaça reforçada para aumentar a capacidade de carga até 14%, melhor tração até 20%, maior duração, desenho largo e reforçado, novo desenho de carcaça combinando as normas VF5 e CFO, aumento da velocidade máxima de transporte com a introdução do índice de velocidade E (até 70 km/h, onde a legislação o permite) em algumas dimensões e aumento do conforto a altas velocidades.

O CerexBib melhora o rendimento anual em até 4%
O CerexBib melhora o rendimento anual em até 4%.

CerexBib 2. Desenho exclusivo de pneus para ceifeiras-debulhadoras, com tecnologia Ultraflex, desenho de carcaça CFO+, permitindo transportar mais carga a 10 km/h em operações de campo cíclicas e pressões operacionais até 45% mais baixas do que um pneu radial não-CFO+ e Air Systems Ready.

Vida útil prolongada no TrailxBib devido ao aumento da borracha
Vida útil prolongada no TrailxBib devido ao aumento da borracha.

TrailxBib. Um pneu concebido especificamente para máquinas ou implementos com rodas, com tecnologia Ultraflex e compatível com sistemas de tele-inflação, graças à marcação Airsystem Ready. Vida útil prolongada devido ao aumento da borracha, desenho da dobradiça para flexibilidade e melhor desgaste, invólucro não direcional intercambiável e banda de rodagem central contínua para um desgaste uniforme e manuseamento seguro na estrada, dobradiça metálica na coroa, espaçamento variável das malhas para redução da retenção de pedra e padrão da banda de rodagem em espinha de arenque para melhor tração e estabilidade.

Outros pneus relacionados com a atividade agrícola que são fabricados em Valladolid são:

  • Tratores de alta potência: AxioBib, MachxBib, EvoBib e RoadBib.
  • Ceifeiras: MegaxBib, MegaxBib2, FloatxBib.
  • Outras máquinas: SprayBib2, AgrixBib, YieldxBib.
  • Agroindustriais: XMCL.

Alguns números do Grupo Michelin

Para além da fábrica de Valladolid, o Grupo Michelin demonstra o seu potencial global com os seguintes números para 2021:

  • Mais de 125.000 empregados
  • 173 milhões de pneus produzidos
  • 23,795 milhões de euros em vendas
  • Presença comercial em 177 países
  • 123 locais de produção em 26 países
  • Rede de distribuição de 7.900 centros em 30 países
  • 6000 pessoas dedicadas a I&D em 8 países

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