Outro objetivo é tornar-se a primeira fábrica de pneus agrícolas premium com “zero emissões de CO2” durante o processo de produção. A sua estratégia 'Tudo Sustentável' prevê alcançar um equilíbrio neutro em emissões até 2050 (indústria e energia), com o objetivo de reduzir estas emissões em 50% em relação ao ano de referência de 2010. Visa também atingir 100% de matérias-primas sustentáveis no fabrico de pneus até 2050, com um objetivo intermédio de 40% até 2030.
Oficina de preparação
Processamento de matérias-primas para obter cada um dos produtos que compõem o pneu, que são classificados em dois tipos: borracha e tecido.
As borrachas podem ser planas ou interiores, quando são fabricadas por um processo de calandragem a quente e colocadas no interior do pneu, e perfiladas, que têm uma geometria específica e são fabricadas em máquinas de extrusão.
Nas telas são utilizados dois tipos de tecidos em função do material dos cabos utilizados: metálicos e têxteis. Os produtos têxteis das lonas são preparados numa máquina de corte a 90º, enquanto os que compõem a camada NST (lonas superiores), que podem ser têxteis ou metálicos dependendo do índice de carga, são cortados em ângulos diferentes.
Durante o processo de transformação, é efetuado um controlo de qualidade para garantir as caraterísticas do produto exigidas pelo Departamento de Definição.
Montagem
Este é o posicionamento dos produtos acabados de acordo com as indicações do grupo de engenharia do produto, que está dividido em duas fases:
Cozimento
Após o armazenamento das tiras numa palete adaptada, estas são transferidas para a entrada da linha, onde, antes de serem introduzidas na prensa, a sua geometria é verificada para assegurar o posicionamento correto no interior do molde. A secção de cozimento tem um sistema de gestão informatizado que aplica o critério FIFO (First In First Out).
Verificação
A inspeção começa após o processo de vulcanização e arrefecimento. Este é um processo a que todas as coberturas são sujeitas e é levado a cabo por pessoal especializado.
Além disso, existem outras inspeções que são realizadas por sonda, tais como inspeções ultra-sónicas “não destrutivas“para verificar a conformidade dos produtos internos, inspeções”destrutivas” para medir as caraterísticas internas dos pneus para verificar a arquitetura interna, e a medição da circularidade dos pneus para garantir o conforto.
A oferta da Michelin permite abordar todo o ciclo agrícola. Uma das suas caraterísticas mais notáveis é a tecnologia Ultraflex com uma carcaça muito flexível, nos pneus VF e IF com uma flexão muito elevada ou a marcação CFO.
As vantagens de trabalhar com pressões de inflação muito baixas são uma melhor capacidade de tração no campo/menos compactação, menor consumo de combustível na estrada, menos derrapagem e maior produtividade em termos de colheita.
As principais gamas são as seguintes:
AxioBib 2. Pneu de preparação do solo para tratores médios a pesados (160 CV a 560 CV) para trabalhos pesados e transporte, com marcações NRO e Airsystem Ready. 650 mm de largura para trabalho em sulcos, carcaça muito flexível (VF) permitindo até 40% mais capacidade de carga ou até 40% menos pressão, melhor capacidade de carga do mercado para a dimensão 650/65 R42 (compatível com o pneu padrão), 19% de área útil adicional com até 35% de melhoria na transferência de potência para o solo e compatível com sistemas de inflação centralizada.
SprayBib CFO. Pneu pulverizador autopropulsado com carcaça reforçada para aumentar a capacidade de carga até 14%, melhor tração até 20%, maior duração, desenho largo e reforçado, novo desenho de carcaça combinando as normas VF5 e CFO, aumento da velocidade máxima de transporte com a introdução do índice de velocidade E (até 70 km/h, onde a legislação o permite) em algumas dimensões e aumento do conforto a altas velocidades.
CerexBib 2. Desenho exclusivo de pneus para ceifeiras-debulhadoras, com tecnologia Ultraflex, desenho de carcaça CFO+, permitindo transportar mais carga a 10 km/h em operações de campo cíclicas e pressões operacionais até 45% mais baixas do que um pneu radial não-CFO+ e Air Systems Ready.
TrailxBib. Um pneu concebido especificamente para máquinas ou implementos com rodas, com tecnologia Ultraflex e compatível com sistemas de tele-inflação, graças à marcação Airsystem Ready. Vida útil prolongada devido ao aumento da borracha, desenho da dobradiça para flexibilidade e melhor desgaste, invólucro não direcional intercambiável e banda de rodagem central contínua para um desgaste uniforme e manuseamento seguro na estrada, dobradiça metálica na coroa, espaçamento variável das malhas para redução da retenção de pedra e padrão da banda de rodagem em espinha de arenque para melhor tração e estabilidade.
Outros pneus relacionados com a atividade agrícola que são fabricados em Valladolid são:
Alguns números do Grupo Michelin
Para além da fábrica de Valladolid, o Grupo Michelin demonstra o seu potencial global com os seguintes números para 2021: