Mas como é que uma máquina em segunda mão vai da antiga para a nova localização? A Surplex explica como.
A situação atual no mercado de engenharia é tensa. Após dois anos de pandemia, o mercado parecia finalmente estar a recuperar no início de 2022, mas a atual situação geopolítica voltou a agravar a situação.
A produção de novas máquinas está a encontrar cada vez mais obstáculos, tais como a escassez de matérias-primas. A compra de uma máquina nova está, portanto, associada a custos elevados e a um longo período de espera. Quem deseja agora vender as suas máquinas usadas pode lucrar com esta situação. Isto porque atualmente muitos empresários estão a descobrir as vantagens da maquinaria em segunda mão para a sua própria produção e estão a reavivar o mercado desta maquinaria. Com a implementação correta, podem esperar-se elevados retornos de vendas.
Uma máquina usada encontrou um novo comprador. Mas e agora, o que se segue?
Segundo Simon Albrecht, Chefe de Equipa de Aprovisionamento e Logística Especializada na Surplex, existem normalmente três grupos diferentes de compradores. “Os compradores que vêm da região do remetente muitas vezes recolhem eles próprios as máquinas. Essas são também as principais razões para as licitações. Tudo o que precisa de ser esclarecido é a data de recolha”, explica Albrecht.
O segundo grupo de compradores trabalha com os seus próprios transitários que recolhem as máquinas assim que estas estão prontas para serem expedidas. O terceiro grupo de clientes gostaria de ter o transporte organizado, uma vez que eles próprios não têm meios nem tempo para o fazer. Albrecht: "para estes clientes, tratamos então do envio, porque temos parceiros com os quais trabalhamos para cada tipo de transporte. Há anos que vamos ganhando experiência com isto".
Com a ajuda de agentes de expedição especializados, são também efetuados transportes especiais, incluindo a organização de transportes para o estrangeiro. Foto: Franz12/Shutterstock.com.
Graças à ajuda de fornecedores de serviços de encomendas para pequenos artigos e de transitários de grupagem para mercadorias paletizadas, as máquinas são enviadas para toda a Europa.
Com a ajuda de agentes de expedição especializados, são também efetuados transportes especiais, incluindo a organização de transportes para o estrangeiro. Os custos de transporte de grandes máquinas são calculados após o desmantelamento e negociados diariamente com os transportadores.
“A vantagem para o cliente é clara: em vez de ter de contactar muitos fornecedores diferentes e os manipuladores das máquinas, a Surplex continua a ser o único contacto e ligação entre a equipa de desmontagem, o expedidor e o cliente”, acrescenta Albrecht.
“O nosso próprio departamento aduaneiro e de controlo de exportação também se encarrega de elaborar os documentos de exportação relevantes para a alfândega”.