Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa
A maquinaria usada em bom estado pode ser colocada em funcionamento diretamente após a chegada ao seu novo local

Maquinaria usada: a logística por detrás dos leilões em segunda mão

Surplex26/08/2022
A compra de maquinaria em segunda mão torna possível prolongar o ciclo de vida das máquinas e assim poupar CO2. Algo que protege o ambiente.
A maquinaria usada em bom estado pode ser colocada em funcionamento diretamente após a chegada ao seu novo local. Foto: GorloffKV/Shutterstock.com...
A maquinaria usada em bom estado pode ser colocada em funcionamento diretamente após a chegada ao seu novo local. Foto: GorloffKV/Shutterstock.com.

Mas como é que uma máquina em segunda mão vai da antiga para a nova localização? A Surplex explica como.

Crescimento no mercado de maquinaria usada

A situação atual no mercado de engenharia é tensa. Após dois anos de pandemia, o mercado parecia finalmente estar a recuperar no início de 2022, mas a atual situação geopolítica voltou a agravar a situação.

A produção de novas máquinas está a encontrar cada vez mais obstáculos, tais como a escassez de matérias-primas. A compra de uma máquina nova está, portanto, associada a custos elevados e a um longo período de espera. Quem deseja agora vender as suas máquinas usadas pode lucrar com esta situação. Isto porque atualmente muitos empresários estão a descobrir as vantagens da maquinaria em segunda mão para a sua própria produção e estão a reavivar o mercado desta maquinaria. Com a implementação correta, podem esperar-se elevados retornos de vendas.

Confie em profissionais quando vender maquinaria em segunda mão

O mercado está portanto aberto à venda de maquinaria em segunda mão, mas muitas empresas não conseguem começá-lo. Não conhecem nem potenciais clientes, nem preços de acordo com o mercado e evitam a dispendiosa venda e expedição. Aqui pode fazer a diferença trabalhar com um profissional. Este pode desenvolver o valor real de mercado das máquinas, criar um conceito de marketing sofisticado e utilizar uma plataforma estabelecida para encontrar um comprador adequado. As casas de leilão industriais como a Surplex apoiam a procura de um comprador e oferecem um serviço completo. Isso inclui também o planeamento da expedição da máquina.

A logística

Uma máquina usada encontrou um novo comprador. Mas e agora, o que se segue?

Segundo Simon Albrecht, Chefe de Equipa de Aprovisionamento e Logística Especializada na Surplex, existem normalmente três grupos diferentes de compradores. “Os compradores que vêm da região do remetente muitas vezes recolhem eles próprios as máquinas. Essas são também as principais razões para as licitações. Tudo o que precisa de ser esclarecido é a data de recolha”, explica Albrecht.

O segundo grupo de compradores trabalha com os seus próprios transitários que recolhem as máquinas assim que estas estão prontas para serem expedidas. O terceiro grupo de clientes gostaria de ter o transporte organizado, uma vez que eles próprios não têm meios nem tempo para o fazer. Albrecht: "para estes clientes, tratamos então do envio, porque temos parceiros com os quais trabalhamos para cada tipo de transporte. Há anos que vamos ganhando experiência com isto".

Com a ajuda de agentes de expedição especializados, são também efetuados transportes especiais...

Com a ajuda de agentes de expedição especializados, são também efetuados transportes especiais, incluindo a organização de transportes para o estrangeiro. Foto: Franz12/Shutterstock.com.

Competência local, rede internacional

Graças à ajuda de fornecedores de serviços de encomendas para pequenos artigos e de transitários de grupagem para mercadorias paletizadas, as máquinas são enviadas para toda a Europa.

Com a ajuda de agentes de expedição especializados, são também efetuados transportes especiais, incluindo a organização de transportes para o estrangeiro. Os custos de transporte de grandes máquinas são calculados após o desmantelamento e negociados diariamente com os transportadores.

“A vantagem para o cliente é clara: em vez de ter de contactar muitos fornecedores diferentes e os manipuladores das máquinas, a Surplex continua a ser o único contacto e ligação entre a equipa de desmontagem, o expedidor e o cliente”, acrescenta Albrecht.

“O nosso próprio departamento aduaneiro e de controlo de exportação também se encarrega de elaborar os documentos de exportação relevantes para a alfândega”.

Assim, o vendedor não tem praticamente nenhum problema com a remoção do seu equipamento vendido. A isto juntam-se os elevados preços de venda devido ao mercado e à rede mundial de clientes que a Surplex oferece. Boas razões para os vendedores entrarem no mercado de maquinaria usada.

REVISTAS

FNA24Olival 2024Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial