Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Nufarm Portugal aposta na formação agronómica da UTAD

24/06/2022
Pela primeira vez, uma empresa do setor agrícola estabelece um protocolo com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) para apoiar a formação de dois estudantes que frequentem o programa doutoral internacional 'AgriChains - Cadeias de Produção Agrícola'.
Imagen
Assinado recentemente entre a UTAD e a Nufarm Portugal, este protocolo de cooperação prevê o financiamento de duas bolsas de doutoramento e a possibilidade de os doutorandos usufruírem das infraestruturas da NUFARM, quer em território nacional, quer no estrangeiro, para desenvolvimento de novos produtos.

“Além de funcionar como uma via de atração de alunos para o doutoramento AgriChains, esta parceria com uma empresa de referência do setor pode potenciar o desenvolvimento de estudos em áreas estratégicas da Nufarm, com uma forte componente de inovação e investigação aplicada na área das ciências agronómicas”, sublinha Henrique Trindade, diretor do programa doutoral.

A proteção de culturas agrícolas está “em revolução” com o desenvolvimento de novas soluções (muitas vezes, de natureza biológica). É esse processo que poderá sedimentar a relação entre a academia transmontana e o tecido empresarial. “Os trabalhos que venham a ser propostos serão decididos de acordo com os interesses da NUFARM, a motivação dos estudantes e a capacidade de orientação dos docentes da UTAD. A título de exemplo, poderão incidir em aspetos como a avaliação da eficácia de novas substâncias, dos seus mecanismos de ação sobre os agentes patogénicos, dos mecanismos de defesa que desencadeiem nas plantas ou o seu impacto em outros organismos e meio ambiente”, refere Henrique Trindade.

Aposta também do setor do vinho

Também a Adega Cooperativa de Favaios decidiu apostar na formação de dois estudantes que pretendam inscrever-se no programa ‘AgriChains - Cadeias de Produção Agrícola’. O protocolo de cooperação científica e tecnológica entre a Adega de Favaios e a UTAD prevê a atribuição de duas bolsas (durante o período máximo de quatro anos).

O desenvolvimento de um portefólio inovador científico e tecnológico na área da vinha e do vinho é o pré-requisito para os estudantes que pretendam candidatar-se a estas bolsas. Além da possibilidade de completar a componente teórica de investigação com experiências práticas associadas ao setor empresarial, os bolseiros vão poder contribuir para a transição digital e ecológica da vinha, com o envolvimento de associados da Adega de Favaios.

As bolsas vão abrir para o ano letivo 2022/23 e a seleção dos candidatos considerará a avaliação do currículo académico e da formação científica (experiência profissional em projetos de investigação, publicações e apresentações científicas), atendendo aos critérios da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Esta primeira fase de candidaturas termina a 25 de junho, a que se seguirá uma outra, entre 19 de julho e 3 de setembro.

REVISTAS

EvolyaFNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    27/03/2024

  • Newsletter Agriterra

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial