Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa

EDIA desenvolve projeto no âmbito dos corredores ecológicos

18/01/2022
A criação de infraestruturas verdes e o restauro de ecossistemas degradados são uma das principais preocupações a nível global, além de constituírem uma ferramenta para a conservação da biodiversidade.
Imagen

Tendo uma visão integrada deste território e reconhecendo o aumento da intensificação agrícola, a EDIA tem em curso um trabalho exaustivo de identificação de locais com potencial ecológico que interligados formem uma rede que favoreça a conetividade ecológica dentro da área do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA).

Esta estratégia tem como principal objetivo favorecer a mobilidade da fauna, a conservação de habitats prioritários, assim como a proteção das espécies e o seu dinamismo natural, onde todos estes fatores em conjunto formam um mosaico paisagístico benéfico para que as espécies realizem as suas funções vitais.

O estudo que define áreas de Corredores Ecológicos tem já concluída a análise e desenho teórico dos corredores, estando neste momento a iniciar os trabalhos de campo.

Para a criação dos corredores ecológicos do EFMA, a EDIA teve como principais fatores a ligação a habitats prioritários tais como as galerias ripícolas; os montados; os charcos temporários mediterrânicos e os grupos faunísticos representativos, nomeadamente quirópteros, aves estepárias e outros mamíferos e aves, para além de caminhos de terra e massas de água.

Para que os corredores ecológicos do EFMA sejam uma realidade no terreno, a EDIA só a conseguirá realizar com a ajuda dos agricultores, dos agentes políticos, das diversas entidades de tutela do território e claro, da população em geral.

A EDIA reforça, assim, a sua política de salvaguarda e preservação dos valores ambientais presentes nesta vasta área de território dentro das competências que lhe são atribuídas.

A criação de Corredores Ecológicos criará as condições de mobilidade para as diversas espécies faunísticas ao mesmo tempo que quebrarão a uniformização da paisagem agrícola.

Veja o vídeo:

REVISTAS

FNA24Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    27/03/2024

  • Newsletter Agriterra

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial