Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Vendas da CLAAS disparam para os 4.800 milhões de euros

Redação Interempresas/Tierras/Agriterra18/01/2022
A CLAAS acelera o seu crescimento e aumenta o volume de negócios para 4.797,8 milhões de euros, com um lucro antes de impostos de 357,1 milhões de euros, representando aumentos de 18,7% e 125,9% respetivamente.
foto

A CLAAS está a aproximar-se da barreira dos 5 milhões de euros de volume de negócios.

A CLAAS aumentou as suas receitas no exercício financeiro de 2021 em 19% para 4.798 milhões de euros (ano anterior: 4.042 milhões de euros). O lucro antes de impostos ascendeu a 357 milhões de euros (158 milhões de euros), com um crescimento significativo em todas as regiões do mundo.

Aos motores de crescimento do ano anterior, que eram principalmente a América do Norte e a Europa de Leste, juntaram-se em 2021 os principais mercados da Europa Ocidental e Central, incluindo a Alemanha e a França. O Reino Unido também contou com um forte crescimento, apesar da grande incerteza em torno do Bréxit.

“A CLAAS conseguiu crescer, apesar dos estrangulamentos do lado da oferta e da pandemia. Inclusivamente, registámos um aumento de dois dígitos nas receitas e uma melhoria significativa na rentabilidade em todas as regiões do mundo”, diz o Presidente do Conselho Executivo, Thomas Böck.

“A CLAAS conseguiu crescer, apesar dos estrangulamentos do lado da oferta e da pandemia. Inclusivamente, registámos um aumento de dois dígitos nas receitas e uma melhoria significativa na rentabilidade em todas as regiões do mundo”, diz o Presidente do Conselho Executivo, Thomas Böck

foto

Thomas Böck, Diretor Executivo; Hans Lampert, Membro do Conselho Executivo e Responsável de Finanças e Controlo (até 31/12/2021); Henner Böttcher, Membro do Conselho Executivo e Responsável de Finanças e Controlo (desde 01/01/2022); e Christian Radons, Membro do Conselho Executivo e Diretor da Divisão de Vendas e Serviços.

Campanha de produtos bem sucedida

Durante a campanha passada, a CLAAS conseguiu atrair novos clientes e conquistar os já existentes com produtos inovadores, tais como a nova série de ceifeiras-debulhadoras TRION, que conta com 20 modelos. De acordo com o slogan 'Fits your Farm', a marca oferece uma vasta gama de possibilidades no segmento de gama média.

Nos tratores, a AXION 960 CEMOS recebeu o prémio de 'Trator Sustentável de 2021', um sistema que otimiza a configuração da máquina para o melhor desempenho do trator e do implemento, funcionando no terminal CEBIS. Uma série renovada foi a ARION 400, com motor Stage V, equipado com uma série de parâmetros de melhoria de desempenho.

Houve também uma série de inovações no segmento da colheita de forragem, incluindo uma atualização técnica abrangente da enfardadeira gigante QUADRANT.

foto

A vasta carteira de produtos é um ponto essencial das chaves para o crescimento da empresa.

Investimento recorde em I&D

O investimento em investigação e desenvolvimento atingiu um novo recorde de 262 milhões de euros (ano anterior: 237 milhões de euros), com ênfase crescente em soluções inovadoras relacionadas com a eletrónica e a digitalização dos processos agrícolas.
Os investimentos em ativos fixos ascenderam a 138 milhões de euros (131 milhões de euros). Em Le Mans (França), a Fábrica do Futuro para tratores foi reaberta em maio, após uma conversão extensiva. Houve uma transição quase perfeita da conclusão oficial para a segunda fase de modernização das instalações de produção da ceifeira-debulhadora em Harsewinkel (Alemanha).
foto
Linha de montagem na fábrica de tratores em Le Mans (França).
Mais de 15.000 m² de espaço de produção foram completamente renovados em apenas cinco meses. Os mais modernos sistemas de transporte AGV são agora utilizados nas áreas de produção de ambas as fábricas, aumentando tanto a flexibilidade como a eficiência. A CLAAS também expandiu significativamente a sua capacidade de produção em Krasnodar (Rússia), sendo que pode agora fabricar quatro vezes mais ceifeiras-debulhadoras do que há cinco anos.

Empresa 'modelo' na empregabilidade

O grupo alemão aumentou o número de empregados a nível mundial para 11.957 no final do exercício financeiro, em comparação com 11.395 no ano anterior.
Na Alemanha, o aumento foi de 3,5% a 5.790 (ano anterior: 5.596) e 4,3% a 2.377 em França (2.279). Em todo o grupo, o número de novos trabalhadores também aumentou para 775 (ano anterior: 714), dos quais 473 estão na Alemanha (430).

Previsão para o exercício financeiro

Olhando para 2022, a CLAAS prevê um aumento moderado das receitas e um resultado ligeiramente inferior ao recentemente reportado, devido à situação da oferta e à evolução dos preços nos mercados de aprovisionamento, que apresentam um risco mais elevado. Globalmente, a empresa prevê uma procura estável de maquinaria agrícola nas regiões de venda mais importantes durante o ano financeiro de 2022.

Syngenta Crop Protection, Lda.Agrogarante - Sociedade de Garantia Mútua, S.A.Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.Anefa: ExpoforestalCnema 04-12/06

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial