Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa
Apresenta o primeiro pulverizador suspenso

Horsch renova e amplia o catálogo de sementeira e pulverização

Redação Interempresas/Induglobal18/10/2021

Após ser conhecida a linha empresarial da empresa para os próximos anos, é o momento de avançar com as novidades que a Horsch apresentará ao público na Agritechnica 2022, com as quais amplia o respetivo catálogo de equipamentos para sementeira e tratamento.

Semeador Avatar 12.25 SD

Semeador para sementeira direta que inclui novas opções de equipamento, entre as quais se destaca um conceito de controlo intuitivo, baseado na ligação ISOBUS, que facilita o trabalho através da monitorização através do ecrã Touch Terminal, que o agricultor ajusta segundo as suas preferências e necessidades. Com o novo hardware e software, a Horsch cria uma plataforma que pode fornecer um número quase ilimitado de componentes durante a medição.

Apesar da sua ampla extensão durante o trabalho, é uma máquina compacta que reduz a largura exterior a 3 metros para facilitar o transporte por estrada. Existem várias versões de pneus, desde 520 até 900 e, inclusivamente, geminados.

A tremonha de sementes, recentemente desenvolvida, tem uma capacidade de 6500 litros e pode ser solicitada como tremonha dupla. A capacidade total é distribuída segundo a relação 60:40. Especialmente para sementes de colza ou outras finas, está disponível como opção um MiniDrill G&F com 400 litros de capacidade.

O Avatar é montado numa viga com disco individual com distâncias entre linhas de 25 ou de 30 cm
O Avatar é montado numa viga com disco individual com distâncias entre linhas de 25 ou de 30 cm.

A largura dos pneus permite manter a pressão correta sobre o solo durante a sementeira, inclusivamente em condições húmidas, contando também com rodas de apoio duplas nas laterais. Conta com 1 fileira de relhas SingleDisc e um espaço entre fileiras de 25 cm. O Avatar 12.25 SD é ideal para o controlo mecânico dos restos da colheita, mas também para os métodos de sementeira mais variados.

Entre os elementos opcionais encontra-se o sistema de faróis LED WorkLight Pro, o patim HM e o patim HM Plus recentemente desenvolvido para assegurar estabilidade e longevidade dos elementos de sementeira.

O Avatar 12-25 SD é o modelo dentro da gama de produtos que os clientes da marca mais estão a procurar em Espanha. O seu importador, a PITA, acredita que as últimas melhorias relativas à maior capacidade da tremonha, ao novo design e à integração com o sistema Horsch Connect, serão muito bem recebidas, visto que permitem ter maior capacidade e mais informações do trabalho que é realizado no campo.

Semeador Pronto 3-6 DC

Este semeador de discos já é conhecido no mercado espanhol, onde assume uma presença significativa, graças à sua capacidade para trabalhar, fixar, semear e compactar numa única passagem.

Entre as melhorias introduzidas na atualização para a próxima campanha encontra-se o compactador de rodas de 18 polegadas e a obtenção de uma homologação de 40 km/h para o transporte nos países em que a legislação o permita. O compactador de rodas proporciona uma consolidação profunda e umas condições de sementeira uniformes previamente à passagem de cada relha de sementeira. Muitas rodas finas de grande diâmetro montadas sobre um eixo rígido, garantem um elevado grau de nivelamento.

Com o Pronto 3-6 DC, a Horsch apresenta um conceito de controlo novo e inovador. A interface de utilizador, adaptável às necessidades do utilizador e otimizada para terminais táteis, corresponde à norma ISOBUS atual. As novas funções facilitam consideravelmente a manipulação, o ajuste e a supervisão da máquina.

Os amortecedores da borracha/relha podem exercer uma pressão da relha até 120 kg
Os amortecedores da borracha/relha podem exercer uma pressão da relha até 120 kg.

As relhas TurboDisc, graças à sua capacidade de adaptação (até 15 cm) podem ser adaptadas à superfície do solo. Deste modo, todos os grãos da sementeira são colocados uniformemente à profundidade ajustada com precisão. Um rolo de pressão no final do corpo da relha conduz a mesma à profundidade exata, conseguindo-se assim um fecho ideal do solo sobre o grão semeado.

O fabricante alemão integrou o ventilador diretamente na tremonha e, assim, reduziu a entrada de pó no sistema de dosagem e distribuição. A tremonha única está disponível com uma capacidade de 4000 litros para o modelo Pronto 6 DC. Também foi revisto o sistema PPF de tremonha dupla. Também foi melhorado o processo de calibração e está disponível uma válvula de fecho para os sistemas de tremonha pressurizada com efeito imediato para que a mudança do rotor seja mais cómoda, inclusivamente com a máquina cheia.

Como opção, o Pronto 3-6 DC está disponível com a torre distribuidora RowControl. Permite o controlo individual da fileira e evitam-se sobreposições e espaços livres por semear. Além disso, podem-se guardar sementes e fertilizantes. Inclui também o sistema de faróis LED WorkLight Pro. Existe a opção de uma terceira tremonha (MiniDril, com duas versões) para melhorar a eficiência ao semear colza enquanto se aplica fertilizante ao mesmo tempo.

Semeador de precisão Maestro

Outro produto conhecido no mercado nacional (Espanha) e que chega agora com novas versões de 6, 9 e 11 filas, pelo que passa a ser uma alternativa válida para aqueles agricultores que procuram trabalhar com um trator standard.

A sua grande peculiaridade é o sistema único de dosagem baseado num disco dosificador. Não tem orifícios, mas sim ranhuras abertas para o exterior. Segundo a marca, em combinação com o novo riscador conseguem-se muito bons resultados a 12 km/h de velocidade de trabalho, com 90 000 grãos de milho por hectare. Graça à forma exata de colocar os grãos, esta máquina pode ser utilizada na sementeira de cultivos como milho, soja, girassol e beterraba.

A ampliação de modelos na gama Maestro abre um leque de possibilidades da mesma
A ampliação de modelos na gama Maestro abre um leque de possibilidades da mesma.

Decisivo para estes resultados é o fluxo do grão a partir de um movimento circular para um linear na área de colocação. Desta forma não existem forças centrífugas incómodas no tubo de descida. Esta precisão é independente das rotações (frequências) do disco dosificador e o controlo é efetuado através de sensores. Como os grãos não são colocados no solo através de um sistema pneumático, pode-se trabalhar sem roda de controlo de profundidade de sementeira no corpo de sementeira até em condições de muita humidade.

O condutor pode ver exatamente os erros, assim como o coeficiente de variação para cada linha com o software no terminal ISOBUS, pelo que pode reagir em qualquer momento às condições variadas e à qualidade do grão ou ao estado da cama de sementeira, para aproveitar a máquina de forma ideal. Além disso, pode-se adaptar a velocidade de trabalho às necessidades individuais e à exatidão da colocação do grão.

Pulverizador suspenso Leeb CS

Este modelo representa a chegada da Horsch ao segmento dos pulverizadores suspensos. O Leeb CS (CompactSprayer) beneficia da tecnologia testada nos modelos arrastados e autopropulsionados, acoplado ao engate de três pontos do trator a fim de formar uma unidade compacta e manejável face a espaços reduzidos.
As funções do Leeb CS são controladas através da interface de utilizador já utilizada noutros pulverizadores Horsch
As funções do Leeb CS são controladas através da interface de utilizador já utilizada noutros pulverizadores Horsch.
Inclui o sistema de controlo ativo da lança BoomControl para manter uma altura de trabalho exata, o sistema de limpeza interior contínua CCS Pro com manuseamento eletrónico no lado de pressão e de aspiração para uma regulação completa desde a cabina e acionamento completamente hidráulico das bombas. A capacidade máxima do depósito é de 2200 litros e o centro de gravidade foi otimizado.
Enrique Domínguez, responsável de Vendas da PITA
Enrique Domínguez, responsável de Vendas da PITA.

“Valorizamos positivamente as novidades”

O importador da Horsch para o mercado espanhol é a empresa PITA, de Valladolid, cujas vendas da marca alemã revelam uma evolução positiva desde o início.

“Isso deve-se principalmente ao caráter inovador da empresa e à procura de soluções que o cliente vai necessitar no futuro, mantendo sempre a máxima qualidade possível nos seus produtos”, explica o responsável de Vendas, Enrique Domínguez.

“Valorizamos positivamente os novos modelos tanto de semeadores como de equipamentos de proteção das plantas de dimensões mais reduzidas, com a finalidade de poder cobrir a procura de agricultores que não têm uma grande quantidade de superfície, mas que pretendem uma máquina com a máxima qualidade e tecnologia do mercado”.

Espetacular robô de sementeira, indisponível para venda, mas que demonstra a capacidade de evolução do fabricante alemão...
Espetacular robô de sementeira, indisponível para venda, mas que demonstra a capacidade de evolução do fabricante alemão.

Protótipo de semeador autónomo

O programa que a Horsch organizou para a imprensa internacional incluiu uma visita à sede da empresa, em Schwandorf (Alemanha), onde conta com uma das suas fábricas, que está a ser ampliada para reforçar a capacidade de produção.

Além disso, aproveitou para apresentar o protótipo de um semeador autónomo, cuja comercialização está prevista para os próximos anos, e aguarda também a forma como irá evoluir a legislação nesta matéria. Segundo o diretor-geral, Michael Horsch, este tipo de soluções irá favorecer “uma redução dos preços da mecanização”.

REVISTAS

EvolyaFNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    27/03/2024

  • Newsletter Agriterra

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial