Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Presidente da CELPA critica nova estratégia florestal europeia

13/10/2021

O presidente da Associação da Indústria Papeleira (CELPA), António Redondo, critica a forma “enviesada e míope” como a floresta é apresentada no documento da Nova Estratégia Florestal Europeia.

Imagen

O tema esteve em destaque na reunião do Conselho de Administração da CEPI – Confederação Europeia das Indústrias de Papel, que reuniu em Lisboa, nos dias 29 e 30 de setembro, todos os CEO das principais empresas europeias da fileira florestal e os principais responsáveis das suas associações nacionais, entre as quais a CELPA, para discutir temas centrais para a fileira da pasta e do papel na Europa, entre eles as propostas da Comissão Europeia em matéria de Green Deal, nomeadamente o pacote legislativo “Fit for 55” recentemente apresentado, e o papel central que cabe às indústrias de base florestal no caminho que a Europa terá que percorrer para enfrentar a crise climática.

Uma das mensagens deixadas pelo presidente da CELPA remeteu para a necessidade de ajustar a Estratégia Florestal Europeia, de maneira que esta possa contribuir para a construção de uma floresta mais forte, mais diversa e mais resiliente.

António Redondo afirmou que o documento mostra falta de compreensão científica relativamente ao papel das florestas, da silvicultura e das soluções de base florestal na abordagem dos objetivos climáticos e de biodiversidade, e criticou a forma como se olha para as “florestas plantadas” que, representando apenas 7% das florestas do planeta contribuem com 70% da madeira para uso industrial, retirando pressão sobre as florestas naturais, não tendo em conta uma abordagem verdadeiramente abrangente do problema. De acordo com o representante da CELPA, é necessário um esforço para desmontar este tipo de abordagem, mostrando que a gestão sustentável das florestas tem um forte potencial para contribuir para as prioridades políticas emergentes da Europa, nomeadamente para o “Green Deal”.

Ao longo da sua intervenção, António Redondo sublinhou, também, a importância dos produtos de base florestal para se promover a transição para uma bioeconomia circular, evoluindo de uma economia linear fóssil e sem futuro, contribuindo, assim, para a mitigação eficaz das alterações climáticas e para a construção de uma sociedade sustentável. Para tal, considera urgente que a União Europeia crie mecanismos fortes, eficazes, equilibrados e transparentes de diálogo entre a ciência, a indústria e os decisores políticos, de forma a contribuir para estreitar a distância entre o “ciclo político“ tipicamente curto e o ”ciclo florestal” por natureza longo.

O presidente da CELPA destacou, ainda, o papel central da indústria papeleira europeia na construção de uma paisagem florestal saudável, próspera e resiliente, além do seu contributo para a transição climática.

Além destes temas, a reunião do Conselho de Administração e do Fórum de CEOs – que reuniu 22 CEO’s das principais empresas da fileira do papel, abordou diversas questões ligadas à governança interna da Confederação, a digitalização da economia, bem como o posicionamento face aos diversos diplomas que vão dando corpo ao European Green Deal, através do pacote legislativo “Fit for 55” apresentado pela Comissão Europeia no dia 14 de julho de 2021, e que tem como objetivo assegurar que a União Europeia cumpre a meta de redução de 55% das emissões líquidas de gases com efeito de estufa até 2030, face ao ano de 1990.

A CEPI representa, aproximadamente, 500 empresas europeias com cerca de 900 fábricas, 180 mil postos de trabalho diretos e uma faturação de 90 mil milhões de euros, ou seja, equivalente a 40% do PIB nacional.

REVISTAS

EvolyaFNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    27/03/2024

  • Newsletter Agriterra

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial