Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Metade dos fertilizantes agrícolas utilizados em Portugal pode originar poluição do solo e da água

12/10/2021
Imagen
O alerta é dado pela ZERO que afirma que a “industrialização” da agricultura nacional tem levado à má gestão dos nutrientes e à dependência de adubos minerais
Análise do Instituto Nacional de Estatística (INE) durante o período 1995-2019, contida no relatório Estatísticas Agrícolas 2020, indica que as quantidades de azoto e fósforo incorporadas nos solos nacionais são quase o dobro do que é extraído pelas culturas. O problema reside no facto de o excedente destes nutrientes “poderá continuar a ser uma fonte de contaminação difusa para o solo e para as massas de água superficiais e subterrâneas”.

Mas esse não é, para a ZERO, o único problema. A associação considera que a especialização dos sistemas agrícolas através de um modelo do tipo industrial, tem levado à intensificação pecuária e à dependência de fertilizantes de síntese, desligando as produções animal e vegetal do ciclo de nutrientes e gerando dependência de matérias-primas não renováveis, como é o caso do fósforo mineral.

Isto leva a que perdas significativas de nutrientes nos sistemas agrícolas portugueses. porquê? Porque “embora em 2019 Portugal tenha registado o menor consumo de fertilizantes minerais (azoto e fósforo) da União Europeia (UE), verifica-se um aumento do consumo aparente de mais 2,7% nesse mesmo ano, de acordo com o INE (Estatísticas do Ambiente 2019)”. Só que é um aumento aparente porque os consumos de fósforo “são significativamente inferiores aos de azoto (Eurostat 2018)”. Além disso, acrescenta a ZERO, Portugal é um dos países que revela menos eficiência no uso de fósforo - o 3.º maior valor de balanço deste mineral na UE em 2017 (Eurostat).

Um dado preocupante reside no facto de que “a quantidade de azoto incorporado no solo é quase o dobro do que é removido pelas culturas, com uma tendência de aumento deste excedente desde 2008 (+2,9% por ano)”.

Impacto ambiental e na segurança alimentar

Segundo a ZERO a “elevada mobilidade do azoto no solo possibilita o seu fácil arrastamento para meios hídricos, tanto superficiais como subterrâneos, causando poluição”. Um problema persistente, apesar dos vários programas de ação e da estipulação de Zonas Vulneráveis. Por outro lado, “a aplicação excessiva de fertilizantes azotados está também associada a emissões de amoníaco e óxido nitroso (um gás com efeito estufa 298 vezes superior ao CO2)”.

Na aplicação agrícola, as perdas de fósforo para as massas de água ocorrem sobretudo através do escorrimento superficial, podendo gerar eutrofização. As perdas de fósforo dos solos para as massas de água doce duplicaram no último século - estimadas entre 9 a 14 milhões de toneladas anuais – e continuam a aumentar, segundo dados do Call for International Action on Phosphorus 2020.

Esta situação faz com que a eutrofização gerada pelo excesso de nutrientes leva lagos, albufeiras e outros meios lênticos a aumentar as suas emissões de metano para a atmosfera. “Estima-se que o incremento de emissões durante o próximo século poderá chegar ao equivalente a 33% de emissões correntes advindas da queima de combustíveis fósseis”, afirma a associação ambientalista.

Mas nem tudo é mau. A ZERO acredita que Portugal está numa posição privilegiada para religar a agricultura ao ciclo de nutrientes. O que só será possível se houver “uma política pública coerente e consistente que procure a eliminação progressiva dos riscos do excesso de nutrientes e da dependência de fertilizantes minerais, numa abordagem multinível”. Que terá, obrigatoriamente de:

  • Apoiar a transição para e o melhoramento dos sistemas agrícolas diversificados, multifuncionais e de baixo input – incluindo a promoção da investigação, da extensão rural e criação de cadeias de valor;
  • Integrar a produção alimentar em estratégias alimentares locais, assentes em cadeias curtas e numa economia circular;
  • Aplicar estratégias de aproveitamento/tratamento de efluentes que responsabilizem os poluidores, numa lógica de internacionalização dos custos ambientais nas respetivas empresas.

REVISTAS

FNA24Olival 2024Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial