Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Produtores usam drones para fazer com que cada gota conte

Aerobotics28/07/2021

Numa altura em que os produtores não se podem dar ao luxo de desperdiçar água, a Aerobotics desenvolveu uma solução de rega, permitindo que sejam feitas correções em fases iniciais, melhorando a uniformidade e a qualidade da produção.

Este sistema permite "identificar áreas com mau funcionamento dos sistemas de rega, considerar as diferenças de solo e obter validação...

Este sistema permite "identificar áreas com mau funcionamento dos sistemas de rega, considerar as diferenças de solo e obter validação, por parte de terceiros, do que estamos a fazer nas explorações agrícolas", afirma David Doll.

As preocupações sobre o fornecimento de água no sul do País têm crescido, com o aumento de explorações agrícolas na região.

Para ajudar os produtores de culturas permanentes (como amendoeiras, nogueiras, oliveiras, citrinos, abacateiros, vinha, entre outras) a gerirem eficazmente a água, os especialistas em imagens aéreas da Aerobotics anunciaram o lançamento de um novo produto para a gestão da rega.

A plataforma Aeroview utiliza imagens térmicas e multiespectrais de alta resolução para fornecer informações aos produtores, a um nível invisível ao olho nu. Com uma visão geral do desempenho das culturas à distância de um clique, os agricultores podem identificar ameaças à produção, como stress hídrico, mais rapidamente do que inspecionando a cultura no campo.

Para capturar estes dados, um drone voa a baixa altitude, onde o calor emitido por objetos no solo é visível. Deste ponto de vista, a Aerobotics consegue captar diferenças de temperatura que indicam stress nas culturas. Os produtores poderão usar este produto para detetar stress hídrico em fases iniciais a um nível de detalhe pioneiro, em cada uma das plantas.

Neste exemplo a Aerobotics identificou e verificou diferenças no terreno de 30% no ‘output’ (débito) do sistema de rega dentro do bloco...

Neste exemplo a Aerobotics identificou e verificou diferenças no terreno de 30% no ‘output’ (débito) do sistema de rega dentro do bloco, afetando 390 árvores.

“Imagens de satélite e de avião não fornecem as medições certas da radiação térmica que as plantas refletem. Por exemplo, as imagens térmicas de aviões, têm pixéis térmicos de 40 a 60 cm, que não são muito úteis para apontar o local exato de um gotejador com fugas“, diz Bernardo Costa, chefe de Parcerias Globais na Aerobotics.”Ao usar imagens por drone, conseguimos gerar modelos altamente precisos de stress hídrico das culturas, mostrando diferenças de temperatura relativas de 0,1 graus celsius entre as plantas”, acrescenta.

Usando esta ferramenta da Aerobotics, os produtores podem realizar correções no sistema de rega em áreas stressadas antes de a produção ser afetada. Os clientes podem configurar os seus sistemas e agendar a rega com base nos padrões de drenagem, necessidades específicas da planta e disponibilidade de recursos e assegurarem, assim, que locais críticos são monitorizados a uma intensidade necessária com sensores posicionados em locais representativos.

David Doll, também conhecido como 'The Almond Doctor', afirmou sobre esta nova solução de rega da Aerobotics aplicada ao cultivo de amêndoas em Portugal, que “a habilidade de desenvolver um índice de stress hídrico das culturas e o mapeamento visual permite que vejamos as árvores em stress hídrico antes que o crescimento seja interrompido. Isto dá a oportunidade de identificar áreas com mau funcionamento dos sistemas de rega, considerar as diferenças de solo e obter validação, por parte de terceiros, do que estamos a fazer nas explorações agrícolas. A informação é desenvolvida em listas de tarefas para os gestores, ajudando-os a 'ver cada árvore no meio da floresta'".

Solicite uma demonstração: Bernardo Costa, chefe de Parcerias Globais | bernardo@aerobotics.com | + 351 933 637 986

REVISTAS

EvolyaFNA24Olival 2024

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial