Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa
A humidade correta do solo também implica ter os pneus certos

Melhores pneus da BKT para sistema de rega por pivots

19/07/2021
Os pneus para pivots devem, antes de mais, garantir boa tração em solo molhado. Assim, garante-se o bom uso de redes e, por conseguinte, boas propriedades de autolimpeza.
foto

A BKT destaca que “com a chegada dos meses mais quentes do ano, a humidade do solo e dos campos é ainda mais importante. A escolha dos sistemas de rega mais adequados e a disponibilidade das ferramentas e equipamentos certos podem fazer a diferença na saúde das colheitas e do solo durante o verão” e salienta: “A humidade correta do solo também implica ter os pneus certos”.

Métodos de rega e pivots

Um dos métodos de regas mais populares é, sem dúvida, a aspersão. Trata-se da distribuição de água por meio de sistemas de aspersores, que simulam a chuva com um consumo de energia reduzido.

Este tipo de rega é gerido através de sistemas lineares, ideais para a rega de campos quadrados e retangulares, e de pivots caracterizados pelo movimento circular do sistema de rega em torno de um ponto fixo.

São utilizados mais comummente em agricultura de grandes dimensões, por exemplo, de milho e soja. O pivot é composto por uma torre piramidal de apoio colocada numa das extremidades, que suplementa o fornecimento hidráulico do sistema.

Além disso, estes são sistemas móveis equipados com pneus especiais para a manobrabilidade correta da estrutura. Assim sendo, é essencial escolher o equipamento certo para garantir a humidade correta do solo.

As características dos pneus para pivots

Os pneus para pivots devem, antes de mais, garantir boa tração em solo molhado. Assim, garante-se o bom uso de redes e, por conseguinte, boas propriedades de autolimpeza.

A flexibilidade e a versatilidade são também fundamentais para os pneus utilizados neste tipo de aplicação. Os pneus deverão proporcionar bom desempenho em movimento na estrada, durante o transporte do equipamento de rega.

Os compostos para o fabrico de pneus para a rega também devem resistir a condições de trabalho com mudanças constantes de solo seco para solo molhado e solo quente. Todos estes são fatores para o maior envelhecimento deste tipo de pneus.

Pneus da BKT para pivots

Para fazer face a estes desafios, a BKT concebeu soluções especificamente para os sistemas de rega por pivots. A BKT propõe uma linha de pneus radiais e duas linhas de pneus diagonais. Estes produtos apresentam excelentes propriedades de autolimpeza, graças à lona de carcaça desenhada para aumentar a tração e melhorar o desempenho na estrada durante a deslocação do equipamento.

O AGRIMAX RI 818 abre a gama, um pneu radial disponível em dois tamanhos: 280/85 R 24 e 320/85 R 38. Foi criado com um piso que corresponde a todos os requisitos de tração em todas as condições, bem como aos requisitos de autolimpeza.

O mesmo se aplica ao TR 117, um pneu padrão específico para a rega com pivot central, disponível em quatro tamanhos: 11.2 – 24, 13.6 – 24, 14.9 – 24 e 11.2 – 38.

O TR 118 foi desenvolvido para as maquinarias de irrigação. Além de garantir um nível elevado de tração, o pneu destaca-se pelo seu longo ciclo de vida, possibilitado por uma lona de carcaça superresistente com uma camada de elementos reforçados. Está disponível no tamanho 14.9 – 24.

A BKT está sempre a criar soluções para a saúde do solo em todas as condições, incluindo e sobretudo no verão.

Todas as fases do trabalho agrícolas e as respetivas máquinas e alfaias são importantes, pois tudo tem um impacto no solo, o qual deve ser protegido tanto quanto possível.

Agrogarante - Sociedade de Garantia Mútua, S.A.InvestBragaChaparro Agrícola e Industrial, S.L.Jaba: tradução 4.0ADP FertilizantesAgroglobal (7,8 e 9 setembro 2021)

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial