Atlas – Mediadora de Seguros Lda.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

'Valorização de bagaço de azeitona: um problema resolvido, mas não otimizado'

06/07/2021
O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Química e Biológica promove, no dia 8 de julho, às 17h00, o webinar dedicado ao tema da valorização de bagaço de azeitona.
foto
Na última década do século passado, os lagares foram obrigados a desenvolver uma mudança de paradigma, o que levou a uma transição ambiental crucial para a sustentabilidade ambiental e económica de toda a fileira do azeite.

Essa transição ambiental ocorreu com a conversão dos lagares, de prensas e de três fases para duas fases. Os lagares passaram assim a produzir azeite e caroço de azeitona de forma ambientalmente sustentável, sendo a água ruça e bagaço de azeitona (numa só fase), encaminhados para unidades de valorização de bagaço de azeitona.

Estas unidades surgem assim como pilar que sustenta a última etapa da produção do azeite, valorizando um subproduto que era antes um problema ambiental grave, e são exemplo de economia circular, sustentabilidade ambiental e eficiência energética.

A Casa Alta - Soc. Transformadora de Bagaços, Lda. tem como principal atividade a valorização de bagaço de azeitona de lagares do Alentejo. Na unidade de valorização de bagaço de azeitona da Casa Alta o bagaço húmido que chega dos lagares de azeite é seco, granulado e extratado, sendo convertido em óleo de bagaço de azeitona, biomassa e caroço de azeitona. A biomassa produzida torna totalmente sustentáveis (económica e ambientalmente) os processos térmicos da fábrica, sendo usada no processo de secagem e na produção de vapor para as unidades de extração e granulação. Esta unidade torna sustentável mais de um terço do olival do Alentejo.

João Diogo, Diretor Fabril da Casa Alta - Soc. Transformadora de Bagaços, Lda., irá apresentar a unidade de valorização de bagaço de azeitona como exemplo da economia circular, sustentabilidade ambiental e eficiência energética.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias através do Balcão Único/ SIGOE.

Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.ADP FertilizantesJaba: tradução 4.0Agrogarante - Sociedade de Garantia Mútua, S.A.InvestBraga

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial