Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Setor vitivinícola com reforço de 4 milhões de euros

21/06/2021
Governo reforça dotação comunitária no programa nacional de apoio ao setor vitivinícola com 4 milhões de euros.
foto

O Ministério da Agricultura vai aumentar em 4 milhões a dotação orçamental comunitária referente aos projetos submetidos no âmbito do concurso de apoio à promoção de vinhos em mercados de países terceiros.

Em comunicado enviado às redações, a tutela refere que esta medida comunitária, aplicada por Portugal no quadro do programa nacional de apoio ao setor vitivinícola, contabilizou para o ano de 2021 uma intenção de investimento superior à dotação do Aviso de abertura do Concurso.

"Neste contexto, e de forma a garantir a elegibilidade das ações de promoção das candidaturas submetidas no Concurso nº 1/2021, o Ministério da Agricultura reforçou a dotação comunitária de 6 milhões para 10 milhões de euros.

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, afirma que “a promoção dos vinhos de Portugal em mercados de países terceiros tem sido fundamental para o comportamento positivo das exportações nacionais, inclusive no contexto de pandemia, sendo de destacar o desempenho das exportações do vinho certificado no mês de abril, segundo os últimos dados do INE”.

O mês de abril de 2021 registou, à semelhança do mês de março, um comportamento muito positivo para as exportações nacionais em volume, valor e preço médio, concluindo-se o mês com +28,6%, +31,4% e +2,2% respetivamente. Em comparação com o mês de abril de 2020, Portugal registou um aumento de 27,6% em volume, de 30,7% em valor e de 2,4% no preço médio.

Para este impacto positivo contribuíram, de forma mais significativa, os mercados dos Estados Unidos, França e Alemanha. De salientar, ainda, o desempenho no mercado do Canadá, Bélgica, Países Baixos e Suíça, que registaram um crescimento nas vendas, em valor e no preço médio.

Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.Anefa: ExpoforestalAgrogarante - Sociedade de Garantia Mútua, S.A.Syngenta Crop Protection, Lda.Cnema 04-12/06

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial