Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Feira Nacional do Mirtilo regressa a Sever do Vouga e adapta-se à pandemia

18/06/2021

O certame que celebra a cultura do mirtilo realiza-se nos dias 26 e 27 de junho, em Sever do Vouga.

Imagen

Este é já um certame tradicional do setor dos pequenos frutos em Portugal. Este ano, e ainda com a pandemia de Covid-19 a fazer-se sentir, a organização optou por um formato mais reduzido.

A Feira Nacional do Mirtilo vai ter lugar no último fim-de-semana de junho, dias 26 e 27, e segundo os organizadores, serão cumpridas todas as normas de segurança em vigor.

O uso de máscara é obrigatório em todo o recinto, sendo também obrigatória a desinfeção das mãos à entrada. “Os visitantes devem manter o distanciamento social e circular pelos corredores assinalados no recinto da Feira”, salienta a entidade organizadora, a Câmara Municipal de Sever do Vouga.

Por forma a evitar concentrações de visitantes, a organização retirou do programa a animação noturna e optou por animação de rua pelo espaço do evento e pelo centro da vila. Por questões de segurança, não haverá a área infantil e os showcookings e as palestras técnicas serão realizadas em formato online. Uma das atividades que se mantém é a apanha do mirtilo cujas inscrições serão limitadas.

A edição de 2021 vai conjugar, assim, o formato físico com a transmissão online de várias iniciativas.
Imagen

Plataforma online apoia produtores locais

Como habitualmente, o visitante poderá adquirir e degustar o mirtilo de Sever do Vouga e todos os seus derivados tais como compotas, licores, doces, gelados, infusões, entre outras iguarias, das duas dezenas de expositores.

Nesta 13ª edição, a Câmara Municipal de Sever do Vouga convidou apenas expositores produtores e artesãos do concelho. Atenta às dificuldades que a pandemia provocou também nestas áreas de atividade, o município entendeu não cobrar este ano qualquer valor aos expositores.

Outra ferramenta que o município está a desenvolver para apoiar produtores de mirtilos e artesãos do concelho passa por uma plataforma online onde estes poderão colocar os seus produtos à venda, disponível em www.capitaldomirtilo.pt.

Para António Coutinho, Presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, era imperativo para a nossa economia local voltar-se a realizar esta feira nacional, embora num formato mais reduzido e mais limitado devido à pandemia. O edil refere ainda que a câmara está na linha da frente no apoio aos produtores locais e a isenção das taxas de ocupação é um sinal claro desta política do seu executivo.

Dias 26 e 27 de junho, a Capital do Mirtilo terá ao dispor do visitante o fruto e derivados com a qualidade de sempre e em total segurança.

Apanha do mirtilo gratuita para toda a família

A organização volta a promover a 'Apanha do Mirtilo', uma atividade destinada a toda a família.

A 'Apanha do Mirtilo' vai decorrer nos dias 26 e 27, às 11 e às 17 horas, no Campo Experimental de Pequenos Frutos. A atividade é de participação gratuita, mas sujeita a inscrição prévia e com lugares limitados.

Os participantes podem experienciar o modo como se colhe mirtilos, sob a orientação de um técnico. No final podem levar para casa o fruto apanhado, a um valor mais baixo que o praticado no mercado.

As inscrições podem ser feitas para o e-mail geral@feiradomirtilo.pt, indicando nome, número de participantes, data e hora pretendidos e contacto.

REVISTAS

FNA24EvolyaOlival 2024

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial