Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Assinado protocolo para a criação do Living Lab Agrotech 4.0

17/06/2021
O município do Fundão assinou, no dia 13 de junho, na Feira Nacional de Agricultura, um protocolo para a constituição do Living Lab Agrotech 4.0, que tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma agenda mobilizadora para a inovação agrícola em Portugal.
Imagen
A cerimónia contou com a presença da secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, e juntou como signatários o município do Fundão, a CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, a Altice, o Instituto Politécnico de Bragança através do Laboratório Associado para a Sustentabilidade e Tecnologia em Regiões do Interior – SusTEC, o MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação e a INOVA-RIA – Associação de Empresas para uma Rede Inovação em Aveiro.

O Living Lab Agrotech 4.0 pretende desenhar e implementar, de forma colaborativa e participada, uma agenda mobilizadora para Portugal dedicada ao tema da inovação agrícola, consolidando o ecossistema de desenvolvimento, experimentação e validação de tecnologia aplicada à agricultura através de uma estreita ligação entre empreendedores e agricultores, numa ação alinhada com os grandes objetivos de desenvolvimento sustentável.

Para o presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes, “a constituição deste Living Lab é um marco importante no percurso que o município iniciou há alguns anos para reforçar a ligação entre as novas tecnologias e o mundo rural, duas caraterísticas que hoje se encontram bem presentes no Fundão, cuja interligação deve ser trabalhada de forma colaborativa, estruturada e com a devida escala de atuação que esta rede agora permitirá. Motivos que levaram à aposta do município do Fundão na criação de um ecossistema propício ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para agricultura e a sua experimentação em contexto real”.

A secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, afirma que "este Living Lab Agrotech 4.0 promove a colaboração entre parceiros empresariais, entidades do sistema científico e tecnológico e o município, criando um ecossistema de inovação, visando o reforço da capacidade de investigação, inovação e transferência de conhecimento e tecnologia no setor agrícola, enquanto promove o seu crescimento de forma sustentável e resiliente. Efetivamente, são projetos como este que permitirão atrair investimento e pessoas qualificadas para o Interior do País".
Para a CAP, e no âmbito documento estratégico Ambição Agro 2030-30, "a assinatura do protocolo Agrotech 4.0 é um marco importante na implementação da inovação e digitalização no mundo rural, ao agregar empresas, municípios e representantes dos agricultores constituindo-se, desta forma, os vasos comunicantes necessários à implementação de uma agenda mobilizadora para a inovação agrícola em Portugal alinhada com os grandes objetivos do Programa Digital Europeu", referiu o secretário-geral, Luís Mira.
Andrey Romanenko, Diretor Executivo do MORE CoLab, sublinhou que “esta iniciativa, perfeitamente alinhada com a missão do laboratório colaborativo, permite dar respostas concretas aos desafios do setor e potencia uma maior divulgação das soluções que serão desenvolvidas pelo ecossistema de inovação, aproximando-as ao utilizador final nas condições específicas e assegurando a viabilidade técnica e económico-financeira. Permitirá, ainda, projetar a inovação nacional no mercado internacional”.

REVISTAS

FNA24Olival 2024Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial