Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Há um novo Laboratório Rural que une Portugal e Espanha

Redação Agriterra09/06/2021
Iniciativa nasce da parceria com universidades, institutos de investigação, comunidade intermunicipal e organizações não governamentais de Portugal e Espanha.
foto
Alunos de engenharia florestal da Universidade de Vigo a acompanhar uma ação de gestão florestal em operações silvícolas com recurso a tração animal e promovida pela APTRAN, na Colónia Agrícola de Chã de Lamas.

O município de Paredes Coura juntamente com mais nove entidades - Universidades, Institutos de Investigação, Comunidade Intermunicipal e Organizações Não Governamentais, de Portugal e Espanha -avançaram com uma parceria com o compromisso de estabelecer uma rede colaborativa para implementar e desenvolver o projeto denominado 'Laboratório Rural'.

“O despovoamento rural e os avanços da floresta não são os melhores caminhos para assegurar com maior eficácia a proteção ambiental. A melhor forma de proteger o meio ambiente é através da presença humana nos territórios e da implementação de práticas inovadores que atualizam modos de produção, práticas e tecnologias antigas que respeitam o ritmo certo do mundo e garantam o equilíbrio ambiental entre o homem e a paisagem. Porque, no fundo, paisagem é relação”, defende Vítor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura, justificando assim este novo projeto: “o nosso Laboratório Rural nasce, precisamente, neste contexto de fazer as coisas bem e de forma sustentada com o conhecimento mais atualizado de instituições e cientistas em permanente diálogo com a comunidade”.

Tendo como área geográfica de intervenção o concelho de Paredes de Coura, com especial destaque para a Paisagem Protegida do Corno de Bico, o Laboratório Rural tem por objetivo estimular a inovação e o desenvolvimento rural, fazendo parte desta parceria a Universidade da Coruña, Universidade de Vigo, Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO – Universidade do Porto), Instituto Superior de Agronomia (Lisboa), Centro de Investigação de Montanha (CIMO – Instituto Politécnico de Bragança), Instituto Politécnico de Viana do Castelo, CIM Alto Minho, Associação Portuguesa de Tração Animal e a Associação de Conservação do Habitat do Lobo Ibérico.

São propósitos deste Laboratório Rural:

  • estimular e responder a iniciativas das comunidades rurais que desejem adotar uma direção inovadora, mas sem os meios financeiros ou técnicos para fazê-lo.
  • Demonstrar a capacidade de renovar a ruralidade, explorar novos caminhos e soluções para as questões do desenvolvimento rural e ação climática, concentrando-se em abordagens ou modelos colaborativos ou baseados na comunidade.
  • Aumentar o controlo das áreas rurais sobre seu futuro e seu desenvolvimento a partir de iniciativas das quais eles são os iniciadores e designers.
  • Identificar caminhos de potencial sucesso e sustentáveis que possam servir de vitrine para outras comunidades rurais, captando e direcionando fontes de financiamento nacionais e/ou internacionais, articulando também a assistência financeira e acompanhamento técnico/investigação de projetos.

O desenvolvimento do projeto é participado por todas as entidades que subscrevem esta parceria, sendo a coordenação do município de Paredes de Coura e com todas as atividades, ações e projetos de caráter técnico-científico, formativo, informativo e de promoção a realizarem-se neste concelho, nomeadamente na Paisagem Protegida do Corno de Bico.

Para a professora Joana Nogueira, da ESA-IPVC, “a tarefa que pudemos observar responde simultaneamente a objetivos de eficácia, eficiência, bem-estar animal, segurança laboral e redução dos impactos negativos da atividade humana sobre sistemas naturais com elevado valor de conservação”.

Agroglobal (7,8 e 9 setembro 2021)Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.Jaba: tradução 4.0CNH Industrial Portugal, Lda (New Holland Portugal)Agrogarante - Sociedade de Garantia Mútua, S.A.ADP Fertilizantes

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial