O funcionamento dos sistemas de pós-tratamento gases de escape foi objeto de um webinar, organizado pela Bepco e conduzido por Santiago Lafuente, da empresa Jaltest AGV, especializada em soluções de diagnóstico multimarca e multi-sistema, pertencente à empresa manchega Cojali.
Centrado em todos os interessados na reparação de veículos agrícolas, o engenheiro explicou os diferentes tipos de catalisadores existentes, que dependem da potência do motor, da marca e do nível de emissões a cumprir.
Santiago Lafuente explicou os dois sistemas de pós-tratamento existentes: remoção de partículas e remoção de NOx (óxido de azoto). “O regulamento não diz qual o sistema a ser adaptado, mas sim o limite de partículas e NOx. A partir daí, cada fabricante escolhe”, disse.
Foram apenas 45 minutos que serviram para fornecer informações breves sobre este assunto de grande interesse, não só para os próprios reparadores, mas também para os utilizadores finais de tratores e máquinas agrícolas. Por isso, Lafuente encorajou os interessados a participarem num curso de dois dias que irá aprofundar estes sistemas.