Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa
Investigação da Universidade de Córdova

Sistema de proteção impresso em 3D para proteger equipamento eletrónico do pó e da chuva

Redação Interempresas/Agriterra11/05/2021
A impressão 3D, também conhecida como fabricação aditiva, permite a produção de peças personalizadas a pedido, utilizando uma vasta gama de materiais. Embora existam várias técnicas de fabrico disponíveis no mercado, a mais difundida é a impressora que derrete e extrusa um material termoplástico para gerar a peça camada por camada.
O invólucro tem um grau de proteção contra a poeira e a chuva. Foto: Universidade de Córdova

O invólucro tem um grau de proteção contra a poeira e a chuva. Foto: Universidade de Córdova.

A Área de Engenharia de Processos de Fabrico da Universidade de Córdova tem vindo a trabalhar nesta tecnologia há vários anos, tendo agora publicado um trabalho centrado no fabrico de invólucros para proteger o equipamento eletrónico contra a poeira e a água da chuva.

Desta forma, utilizando a impressão 3D, conseguiram fabricar um tipo de invólucro para uma placa Arduino (baseado num microcontrolador), completamente estanque, utilizando tecnologia de filamento fundido e sem necessidade de tratamento subsequente.

Este invólucro atingiu um grau de proteção IP65, “que é alcançado quando os invólucros não deixam passar pó ou água da chuva”, explica o professor Pablo Romero. Outra conclusão desta investigação foi que os parâmetros que mais tiveram de ser controlados durante a conceção e impressão foram, principalmente, o número de perímetros da parede do invólucro e o fluxo de material durante a impressão.

Os resultados obtidos serão úteis para as empresas da província envolvidas no fabrico e instalação de equipamento de automatização de rega, que é normalmente colocado ao ar livre. Existem também oficinas dedicadas ao fabrico de máquinas agrícolas e veículos especiais que estão interessadas nesta solução, pois podem fabricar para-lamas personalizados para as suas unidades e equipamentos de controlo, a um custo reduzido.

O trabalho foi incluído como um capítulo no livro ‘Fused Deposition Modeling Based 3D Printing’, editado pelos professores João Paulo Davim e Harshit K. Dave, que acaba de ser publicado pela Springer.

REVISTAS

EvolyaFNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    27/03/2024

  • Newsletter Agriterra

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial