Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Mais um passo na luta contra pragas e doenças da vinha

Miguel Rodrigues, Engenheiro Agrónomo | Xpectraltek

18/06/2021

As pragas e doenças na vinha parecem não dar descanso aos produtores e é cada vez mais difícil prever o seu aparecimento.

Imagen

Com as alterações climáticas e a agressividade dos mercados, tem-se tornado mais complicado tomar as decisões corretas e garantir as produções desejadas. Considerando os novos desenvolvimentos tecnológicos, as redes sociais e o poder da internet, a partilha de conhecimento nunca foi tão fácil e rápida, mas os desafios que os produtores enfrentam são, hoje, maiores do que nunca.

Há alguns anos começaram a aparecer soluções inovadoras que prometiam ajudar os produtores a prever o aparecimento de problemas na vinha. A tecnologia de imagem multiespectral é exemplo disso.

Com esta tecnologia é possível identificar problemas nutricionais, classificar e prever pragas, doenças, stress hídrico e muito mais, de uma forma rápida, precisa, simples e não-destrutiva.

Um equipamento com essas capacidades foi desenvolvido no Projeto FREND (www.frendplatform.com), sendo parte integrante de uma solução maior, que vem trazer aos produtores, em tempo real, mais dados para uma tomada de decisão mais informada e mais precoce.

É através da combinação dos dados de grande resolução – adquiridos diretamente nas plantas pelo BACO, um equipamento de aquisição multiespectral –, a recolha e controlo dos dados climáticos através de sensores de campo (SensIT) e o trabalho de Algoritmos Avançados e Inteligência Artificial na plataforma FREND, que esta tecnologia desenvolvida em Braga consegue ajudar o produtor a monitorizar a sua produção.

Imagen

Uma tecnologia portuguesa que se está a espalhar pelo mundo

Ainda durante a fase de desenvolvimento e aperfeiçoamento dos produtos, o interesse nacional e internacional foi notório. Hoje, esta tecnologia portuguesa já está a ser utilizada em Inglaterra e, brevemente, em França, Espanha, Itália e Bélgica.

De projeto a realidade

Ultrapassada a fase de estudo, desenvolvimento, testes, adaptação à escala e implementação em casos reais, aquilo que começou como um projeto está a entrar no mercado e completar a missão de ajudar os viticultores a aumentar as suas produções, reduzir custos e aumentar a eficácia das suas intervenções.

Imagen

Procuramos agora juntarmo-nos aos maiores players nacionais e internacionais para chegar ao maior número de produtores e levar a Agricultura de Precisão ao próximo nível.

Imagen

Para saber mais sobre a solução, contacte a equipa do FREND através de geral@frendplatform.com ou pelo telefone 253 339 293 e junte-se a esta revolução!

Miguel Rodrigues,

Eng. Agrónomo

REVISTAS

Olival 2024FNA24Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial