Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa
Assessoria energética especializada e gratuita para incentivar as empresas a serem mais sustentáveis

BBVA apoia as empresas em Portugal na sua transição energética

08/04/2021
O BBVA está a acompanhar os seus clientes na transição para um futuro mais sustentável. Para isso, ajuda-os a calcular a sua pegada de carbono, a identificar quais as medidas concretas a adotar para reduzir os consumos de energia e reduzir o seu impacto ambiental e, disponibiliza ainda financiamento necessário para que possam realizar os seus investimentos.
Imagen

Nesta iniciativa, o BBVA estabeleceu uma parceria com a APESEnergia que vai permitir às empresas ter acesso a assessoria energética especializada. Esta Assessoria é Gratuita e permite aos clientes do BBVA contar com a colaboração de ESE - Empresas de Serviços Energéticos, que os vão ajudar a definir e implementar as soluções mais adequadas para reduzir os consumos de energia e as emissões de CO2.

A APESE - Associação Portuguesa das Empresas de Serviços de Energia é uma associação empresarial sem fins lucrativos, que nasceu em abril de 2011 com o objetivo de promover o desenvolvimento da indústria ESE em Portugal nas vertentes tecnológicas, regulamentares e boas práticas, contribuindo para o aumento da competitividade de Portugal pela utilização eficiente de energia.

Por sua vez, as ESE (Empresas de Serviço de Energia) têm a capacidade de identificar as melhores soluções para a redução da fatura energética das empresas e tal pode ser realizado de diversas formas: através de um levantamento energético; com a realização de análises ao funcionamento de equipamentos ou a realização de auditoria energética detalhada.

A análise dos consumos energéticos é realizada com base em faturas e análise das condições de utilização de energia e equipamentos fabris (levantamento de terreno). É com base nos dados recolhidos durante estes processos que as ESE propõem um conjunto de medidas que melhor se adaptam às condições e necessidades do cliente.

A transição energética converteu-se num dos pilares da recuperação económica e o BBVA quer ajudar as empresas a tomar as melhores decisões. O que significa melhorar a sua saúde financeira ao ajudá-las a poupar na fatura energética e ter um menor impacto ambiental.

Neste sentido, o BBVA coloca à disposição dos clientes soluções de financiamento sustentável, com condições especiais, que permite às empresas financiarem os investimentos necessários para que se possam tornar mais sustentáveis e eficientes, e consequentemente mais competitivas. Este tipo de investimentos sustentáveis, como por exemplo a instalação de painéis solares na cobertura industrial de uma empresa, para além de todas as vantagens associadas em prol da empresa e do meio ambiente, são rapidamente recuperados com a poupança de energia que permitem obter.

O BBVA, já está a colaborar com várias empresas industriais em que os consumos de energia assumem uma componente determinante nos custos de produção. Como por exemplo, empresas do setor alimentar e metalúrgico.

O investimento em sustentabilidade é rentável e qualquer momento é bom para começar a implementar medidas que melhorem o ambiente.
Imagen

A liderar o financiamento sustentável em Portugal

Em Portugal, o BBVA foi pioneiro em 2019 ao financiar a primeira operação de papel comercial verde com a Navigator, com o Grupo Pestana a primeira emissão mundial de obrigações verdes do setor hoteleiro e com a BA Glass uma linha de papel comercial sustentável.

Já em 2020, participou na emissão de obrigações verdes da EDP e desenvolveu ainda um processo de certificação sustentável vocacionado para os projetos das pequenas e médias empresas, no âmbito do qual já durante a pandemia financiou dezenas de projetos em diversos setores.

No final de 2020 a NOS contratualizou com o BBVA a primeira emissão de financiamento sustentável de uma empresa da área das telecomunicações em Portugal. E a SONAE numa emissão de obrigações indexadas a metas de igualdade de género.

No inicio de 2021 foi anunciada com a BA Glass mais uma emissão de Papel Comercial Sustentável.

Imagen

O melhor banco de investimento do mundo em financiamento sustentável

No início de 2020, o Grupo BBVA incluiu a sustentabilidade entre as suas prioridades estratégicas e foi considerado o banco mais sustentável da Europa e o terceiro a nível mundial, de acordo com o Dow Jones Sustainability Index (DJSI).

Já em 2021, destacou-se, mais uma vez, na 22.ª edição da revista 'Global Finance Best Investment Bank Awards', em que a prestigiosa revista americana, 'Global Finance', especialista em mercados financeiros, reconheceu as capacidades da banca de investimento.

A publicação confirmou o banco espanhol como o melhor banco de investimento do mundo em financiamento sustentável, um reconhecimento internacional pelo esforço constante para oferecer aos seus clientes uma ampla gama de produtos e soluções de banco de investimento e acompanhá-los na transição para um futuro mais sustentável.

A citada revista já havia premiado o BBVA com os títulos de melhor banco de investimento em financiamento sustentável da Europa Ocidental e América Latina, na edição de 2020.

Saiba mais em https://www.bbva.pt.

REVISTAS

FNA24Olival 2024Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial