Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Santander X Environmental Challenge nasce para impulsionar o empreendedorismo sustentável

Redação Induglobal05/03/2021

O Banco Santander, através do Santander X e em parceria com a Fundação Oxentia, lança o Santander X Environmental Challenge, uma nova iniciativa para apoiar empreendedores comprometidos com o meio ambiente.

Imagen

Para se candidatarem, explica o Santander em comunicado, “basta que os empreendedores tenham ideias inovadoras que contribuam para construir um futuro mais sustentável, em linha com o objetivo de acelerar a transição para uma economia de baixo carbono, apoiando o compromisso do Santander com o Acordo de Paris sobre alterações climáticas”.

“A transição para uma economia verde, com um modelo de produção que reduza as emissões de carbono, baseado em fontes de energia alternativas aos combustíveis fósseis, continua a ser um dos maiores desafios enfrentados pela sociedade na era pós-covid-19, em que será imprescindível apostar numa economia resiliente, inclusiva e de baixo carbono, como eixo para a recuperação económica”, considera o banco.

Para Ana Botín, presidente do Banco Santander, “a Covid-19 causou uma crise de saúde global e paralisou a economia mundial, mas não refreou as mudanças climáticas. O mundo está a caminho de terminar este século com um aumento de temperatura de 3°C, bem acima do limite de 1,5°C estabelecido no Acordo de Paris.” Mais: “Se não o evitarmos, as consequências para o nosso planeta serão dramáticas. Este desafio é uma oportunidade real para a revolução verde, que requer investimentos massivos em novas tecnologias. Para que isso aconteça, precisamos de inovação e de empreendedores”.

Por seu lado, Pedro Castro e Almeida, presidente executivo do Banco Santander Portugal, sublinha que “o Santander X Environmental Challenge é uma oportunidade para as empresas empreendedoras que, também no nosso País, apostam numa economia ambientalmente responsável, cumprindo as metas do Acordo de Paris. Só com empresas mais verdes e mais digitais podemos contribuir para um futuro mais promissor para as novas gerações, em Portugal e no Mundo. Acreditamos que podem aparecer excelentes candidatos nacionais a esta iniciativa global”.

Neste contexto, o Santander X Environmental Challenge já abriu o período de inscrições para as candidaturas de projetos empreendedores de países como a Alemanha, a Argentina, o Brasil, Chile, Espanha, México, Portugal, Polónia, Reino Unido, Uruguai e Estados Unidos, que já estejam constituídos, com vendas recorrentes de pelo menos um produto ou serviço e uma faturação de referência entre 200.000 e 5.000.000 euros anuais.

Os projetos deverão ser inovadores e apresentar dados e indicadores do impacto positivo gerado. O novo objetivo global de empreendedorismo conta com duas categorias que procuram enfrentar diferentes desafios:

Be Sustainable: para soluções que fomentem o financiamento e os investimentos verdes;

Be Mindful: para projetos que ajudem a criar consciência sobre a importância de reduzir a pegada ambiental.

As startups ou empresas que queiram participar podem inscrever-se em www.santanderx.com até 8 de abril.

Um grupo de especialistas internacionais irá avaliar as soluções empreendedoras dos participantes, selecionando os 20 finalistas que, no dia 26 de abril, vão apresentar os seus projetos perante um júri internacional de líderes em sustentabilidade, empreendedorismo e investimento global.

Dos 20 finalistas vão resultar seis vencedores, três por categoria, que recebem 20 mil euros, cada um, para a promoção de seus projetos, orientação de especialistas da rede global da Fundação Oxentia e a máxima visibilidade nas redes e canais sociais do Santander.

Iniciativa inclui-se nos três eixos estratégicos do Santander Universidades – Educação, Empreendedorismo e Empregabilidade

O Santander X Environmental Challenge é uma das iniciativas que se inclui nos três eixos estratégicos do Santander Universidades – Educação, Empreendedorismo e Empregabilidade - e é o segundo desafio de empreendedorismo global lançado pelo Santander X, a rede global de empreendedorismo do Banco Santander, sendo também mais um exemplo do seu compromisso com a comunidade empresarial, um dos principais motores para promover a recuperação económica e o emprego. Só em 2020, o Santander X apoiou mais de 32,7 mil jovens empreendedores através de diversas iniciativas.

“Na Fundação Oxentia, temos o prazer de colaborar com o Santander Universidades no Santander X Environmental Challenge. A missão da nossa fundação é capacitar as pessoas mais talentosas para criar impacto em grande escala através do desenvolvimento social, económico e ambiental sustentável. Em colaboração com o Santander X, esperamos apoiar a visão dos maiores talentos empreendedores, a nível global, na resolução de um dos problemas mais urgentes do nosso planeta”, diz Steve Cleverley, CEO da Oxentia.

“O Santander em Portugal, através do Santander Universidades, assume o compromisso de promover as melhores práticas na resposta aos desafios da sociedade portuguesa, sendo já uma referência a nível nacional no que diz respeito à promoção do Ensino Superior, colaborando atualmente com 50 instituições do Ensino Superior. O Banco investe anualmente mais de €7 milhões na área de Responsabilidade Social e Corporativa. Com mais de 1.880 milhões de euros destinados a iniciativas académicas desde 2002 através do Santander Universidades e mais de 430.000 bolsas e ajudas universitárias concedidas desde 2005”, adianta o Santander.

REVISTAS

Olival 2024EvolyaFNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial