Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Comissão Vitivinícola Regional Távora-Varosa nomeia nova direção

Redação Induglobal04/03/2021

José Fernandes Pereira é o novo presidente da direção da Comissão Vitivinícola Regional Távora-Varosa. O responsável sucede a Orlando Lourenço, que liderou a CVR Távora-Varosa ao longo de mais de 30 anos, ajudando a afirmar esta região, que foi a primeira a ser demarcada para espumantes em Portugal, em 1989.

Imagen

Orlando Lourenço passará agora a ocupar o lugar de presidente do Conselho Geral. “Da nova direção fazem ainda parte Herlander Filipe Arezes Lourenço, representante do Comércio de vinhos e produtos vínicos, e João António Pereira da Silva, em representação da Produção de uvas”, anuncia a CVR Távora-Varosa em comunicado.

Com uma licenciatura em Agronomia, pelo Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, José Fernandes Pereira, quadro superior da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte tem uma ampla experiência, de mais de 35 anos, no setor vitivinícola, para além de ter ocupado vários cargos de chefia, em especial no Centro de Estudos Vitivinícolas do Douro.

O novo presidente da CVR Távora-Varosa integrou diversos grupos de trabalho ligados à vitivinicultura regional, na Região Demarcada do Douro. Foi igualmente membro do grupo de peritos nacionais da vinha e da economia da comissão nacional do Office International de la Vigne e du Vin (CNOIV) e coordenador regional do programa INTERREG II, posteriormente designado Programa de Cooperação Transfronteiriço Espanha/Portugal (POCTEP).

No âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural foi ainda presidente da Estrutura Local de Apoio do Douro Vinhateiro, e é Confrade Honorário da Confraria dos Enófilos da Região do Douro e Grão Mestre da Confraria Nacional do Espumante.

A nova direção da CVR Távora-Varosa assume como principais compromissos “garantir a unidade e coesão institucional, assegurar a qualidade dos Espumantes e Vinhos aqui produzidos, reforçar as estratégias de promoção e marketing, estimular a adoção das melhores práticas agrícolas e do desenvolvimento sustentável”, bem como “participar ativamente em todo o espaço de representatividade e de reivindicação existente no quadro da organização institucional do setor e colaborar em iniciativas que visem obter eficiência coletiva na promoção do território e dos seus recursos endógenos”, afirma-se no comunicado.

A direção adianta ainda que “pretende intensificar a notoriedade e afirmação dos vinhos da região, a nível nacional e internacional, com forte aposta no crescimento e desenvolvimento nos mercados de exportação, sem perder de vista a posição já consolidada no mercado interno, contando para isso com a reconhecida qualidade na produção e dinâmica renovada na exportação e promoção da região. Promover o reposicionamento da região e o incremento da qualidade dos vinhos e a aposta no enoturismo da região como alavanca do produto ‘Vinhos Távora-Varosa’”.

REVISTAS

EvolyaOlival 2024FNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial