Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

BASF lança fungicida Serifel® em evento online

Ana Clara04/03/2021

O lançamento do primeiro fungicida biológico da BASF, o Serifel®, teve lugar esta quinta-feira, 4 de março, em formato online.

Imagen

O Serifel® atua contra a podridão cinzenta e alternariose em hortícolas e vinha, tendo como objetivo a proteção equilibrada das culturas.

Ângela Gonçalves, Diretora de Marketing da BASF, iniciou o evento dando as boas-vindas ao público e começou por dizer que “o que pretendemos com o Serifel®, não é apenas lançar mais um produto biológico no mercado, mas sim disponibilizar aos agricultores uma ferramenta que lhes permita obter uma produção de qualidade, mantendo sempre um elevado padrão de controlo das doenças, sem comprometer o rendimento da cultura”. "No fundo, o que pretendemos é oferecer um resultado ao agricultor, que lhe permita responder às exigências atuais, e cada vez mais crescentes, do mercado e dos consumidores", afirmou.

A comprovar isto mesmo, a BASF emitiu um vídeo com o agricultor Telmo Rodrigues, gerente da Hortipor, empresa de referência na horticultura nacional. No seu testemunho, o agricultor explica que a Hortipor é uma empresa familiar, já na segunda geração de produtores de tomate, que se dedica à produção de hortícolas em estufa, principalmente do tomate, e a respetiva comercialização direta aos supermecados.

Conta com 500 trabalhadores, dos quais 15 técnicos e outros tantos supervisores de produção, e com 75 hectares de produção em estufa, repartidos em várias regiões do País, desde Torres Vedras, Alcochete, Sudoeste Alentejano e no sul de Espanha.

“O nosso maior desafio começa em 2002, quando começamos a trabalhar diretamente com os supermercados em Portugal. Foi aí que decidimos abandonar a agropecuária. Em 2006, demos o passo da exportação, e em 2016, demos os primeiros passos na produção biológica”.

“Sempre tivemos uma política da proteção biológica e natural, usando produtos com baixa toxicidade e sempre preservando a sanidade das plantas”, adianta.

Para Telmo Rodrigues, “a melhor forma de promover a eficiência e sustentabilidade da produção é inovar em tecnologia e em novas formas de proteção das plantas“ e não tem dúvidas de que, ”na próxima década, achamos que os produtos mais procurados pelos consumidores vão ser os produtos biológicos e produtos com certificações que garantam a sustentabilidade da produção e com zero pesticidas, à semelhança do que já se faz noutros países”.

"É um produto muito interessante para construir estratégias de proteção equilibrada"

Coube depois a José Saramago, Technical Market Development da BASF, a apresentação do produto, salientando a flexibilidade de utilização, o facto de poder poder ser aplicado durante todo o ciclo da cultura, o perfil toxicológico, ecotoxicológico e ambiental muito favorável, ser seletivo para organismos auxiliares bem como a gestão do risco de desenvolvimento de resistência a químicos. "É um produto muito interessante para construir estratégias de proteção equilibrada", disse o responsável.

Imagen

Com o Serifel® "é garantida a produção de elevada qualidade" e trata-se de um produto que corresponde às exigências atuais do mercado e dos consumidores.

O Serifel® é baseado em Bacillus amyloliquefaciens, uma bactéria naturalmente presente no solo, estirpe exclusiva MBI 600, isolada pela primeira vez em folhas de feijão. Esta bactéria, devidamente formulada e aplicada nas culturas, é capaz de contrariar o desenvolvimento de vários fungos patogénicos, responsáveis pela podridão em diferentes culturas, tais como a botrítis.

A formulação de Serifel® contém esporos puros do ingrediente ativo. Esta é uma caraterística distintiva com várias vantagens:

  • alta qualidade da formulação;
  • elevada constância de conteúdo;
  • alta estabilidade da formulação;
  • dosagens reduzidas por hectare de formulação;
  • formação reduzida de espuma;
  • elevada limpeza das culturas tratadas.

De referir também que o Serifel® não tem um limite máximo de resíduos, tempo de reentrada ou intervalo de segurança: isto significa que, se necessário, também pode ser aplicado na fase de pré-colheita imediata das culturas.

É precisamente nesta fase crucial da estação, em que os instrumentos de combate aos agentes patogénicos são muito limitados, que é possível explorar plenamente as caraterísticas especiais do Serifel® que, de facto, garante a máxima flexibilidade operacional.

Imagen

Mais informações, contacte a BASF.

REVISTAS

FNA24EvolyaOlival 2024

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial