Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa
"Queremos uma agricultura mais atrativa, mais moderna, mais resiliente e cada vez mais sustentável, sem deixar ninguém para trás"

Ministra da Agricultura destaca resiliência do setor em ano de pandemia

Redação Agriterra21/01/2021
A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, e o Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, destacaram a importância do setor agrícola, perante uma pandemia sem precedentes a nível mundial na audição na Comissão de Agricultura e Mar, na Assembleia da República.
Imagen

“Perante as dificuldades, o setor agrícola e agroalimentar português não escapou a estas provações. Perante as dificuldades, não parou, adaptou-se e mostrou toda a sua capacidade e resiliência, garantindo alimentos frescos, seguros e saudáveis, nas mesas das nossas famílias”, afirmou Maria do Céu Antunes.

A ministra sublinhou ainda que o Governo “esteve e está ao lado dos agricultores, produtores e empresários, acompanhando e monitorizando a situação no terreno. Foram atribuídos apoios para garantir tesouraria, previsibilidade e liquidez às empresas e produtores para prosseguirem o seu trabalho”.

Ao longo do ano de 2020 foram efetuados pagamentos ao sector agrícola e florestal no valor de 1582 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 168 milhões de euros face ao ano anterior.

A governante destacou a importância da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia e garantiu que trabalhará para concluir negociação da reforma da política agrícola comum (PAC), que é fundamental para a transição ambiental e digital, através da promoção de uma agricultura mais verde e resiliente, que contribua para a autonomia estratégica da União Europeia e o desenvolvimento das zonas rurais.

Maria do Céu Antunes, revelou também alguns dos objetivos definidos para o setor:

  • Financiamento para reforçar a segurança, a qualidade e a sustentabilidade da nossa produção agrícola;
  • Valorização da agricultura familiar e desenvolvimento da agricultura biológica;
  • Continuidade da execução do PDR2020, um instrumento fundamental para o setor;
  • Prosseguir o trabalho crucial desenvolvido com o Programa Nacional de Regadios;
  • Aumentar o trabalho de internacionalização, de forma a continuar o crescimento das exportações e do reconhecimento dos produtos portugueses;
  • Reforçar os meios dos organismos do Ministério da Agricultura, nomeadamente da Direção Geral de Alimentação e Veterinária, de forma a ter cada vez mais capacidade para assegurar a segurança dos alimentos e apoiar uma produção agrícola e pecuária sustentável, prosseguindo os objetivos do programa One Health das Nações Unidas;
  • Reprogramação do PDR2020 e decisões ao nível dos pagamentos diretos.

Maria do Céu Antunes realçou o papel da agricultura no combate ao abandono dos territórios e na sua gestão ativa, e afirmou que o Governo está a trabalhar para que Portugal seja cada vez mais uma referência a nível global, não só na qualidade dos produtos, mas também na forma como os produz.

"Queremos uma agricultura mais atrativa, mais moderna, mais resiliente e cada vez mais sustentável, sem deixar ninguém para trás", disse.

REVISTAS

Olival 2024FNA24Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial