Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Torres Vedras: aproveitamento hidroagrícola dos rios do concelho vai ser estudado

Redação Agriterra21/01/2021

O município de Torres Vedras assinou com a empresa Aqualogos um contrato de aquisição de serviços para a elaboração de estudos e projetos relativos ao aproveitamento hidroagrícola do Vale do Sizandro e do Vale do Alcabrichel.

Imagen

No âmbito desse trabalho será desenvolvida uma solução técnica que potencie o referido aproveitamento e proporcione um regime de utilização comum de recursos hídricos para rega.

O desenvolvimento dessa solução técnica passará, primeiramente, pelo levantamento do estado das infraestruturas existentes para o aproveitamento hidroagrícola das bacias dos referidos rios, como açudes, estações elevatórias, estações de bombagem e valas/canais.

Efetuado esse levantamento, decidir-se-á a as intervenções a realizar ao nível das infraestruturas nos vales do Sizandro e do Alcabrichel. Serão também efetuados outros estudos de caracterização e analisados diversos aspetos como o aproveitamento de águas de ETAR's (estações de tratamento de águas residuais) para fins agrícolas, as necessidades hídricas, os recursos hídricos existentes, os locais para a captação de água, os consumos de energia elétrica e a viabilidade de produção de energia a partir de fontes renováveis, entre outros.

A execução dos estudos e projetos culminará na apresentação de candidaturas ao Programa Nacional de Regadios, o que será efetuado pelo município com a parceria da Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo.

Antes da apresentação dessas candidaturas, os estudos e projetos serão dados a conhecer à Câmara Municipal e à comissão de acompanhamento dos mesmos, que se pronunciarão sobre esses trabalhos.

A autarquia que o objetivo passa por “melhorar o aproveitamento hidroagrícola do Vale do Sizandro e do Vale do Alcabrichel e dar resposta às preocupações que as associações regantes destes rios têm vindo a manifestar, nomeadamente no que se refere à insuficiente retenção hídrica no período de maior exigência das culturas, sendo que, há cerca de 10 anos, que as mesmas constroem anualmente pequenos açudes que segundo elas 'são manifestamente insuficientes e mal dimensionados'”.

REVISTAS

EvolyaOlival 2024FNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial