Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa
Colapso da Biodiversidade tem um forte impacto destrutivo na agricultura e na produção alimentar

'A biodiversidade na base dos serviços dos ecossistemas' em debate a 4 de dezembro

Redação Induglobal27/11/2020

Evento, organizado pela Acréscimo - Associação de Promoção ao Investimento Florestal, tem lugar a 4 de dezembro, entre as 21 e as 22h00, na Plataforma Zoom.

Imagen

A sessão conta com a intervenção da ecóloga Maria Amélia Martins-Loução, Professora Catedrática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Presidente da Direção da SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia.

Segundo a Acréscimo, a importância em discutir o tema é essencial, tendo em conta que, "a nível global, o colapso da biodiversidade tem sido apontado como uma vaga mais destrutiva do que as alterações climáticas, ou mesmo a crise económica e a atual sindemia decorrente da Covid-19".

"Em todo o caso, todas estas vagas estão associadas. Tal colapso tem um forte impacto destrutivo na agricultura e na produção alimentar, como tem sido alertado em vários relatórios internacionais, incluído de organizações das Nações Unidas", recorda a associação.

Na Europa, de acordo com um recente relatório da Agência Ambiental Europeia, a União Europeia falhou por uma longa margem os objetivos da sua Estratégia para a biodiversidade apontados para 2020.

De acordo com esse relatório, mais de 80% dos habitats europeus estão em estado “pobre” ou “mau”, com mais de um terço em contínua degradação.

Em Portugal, mais de 50% dos habitats avaliados apresentam tendência de degradação. No conjunto dos 27 Estados-membros, o nosso país evidencia um mau posicionamento.

Quando se discute a necessidade de equacionar a remuneração dos serviços dos ecossistemas, no domínio de estratégias de conservação da natureza, de desenvolvimento rural e de alteração da paisagem, quais são esses serviços e qual o destaque da biodiversidade na fruição dos mesmos?

É sobre tudo isto que se irá refletir nesta sessão a 4 de dezembro, sexta-feira.

Esta tertúlia, explica a Acréscimo, tem por objetivo “abordar conceitos, as principais ameaças e as soluções de gestão baseadas na natureza que podem ser aplicadas para assegurar a manutenção e a recuperação da biodiversidade”.

O período de debate final será moderado pela jornalista Ana Clara.

Para aceder e assistir à sessão:

Acesso: https://zoom.us/j/92150297068 | ID da reunião: 921 5029 7068

Neste evento, a Acréscimo conta com o apoio da PASC - Casa da Cidadania.

foto

REVISTAS

Olival 2024EvolyaFNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial