Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Baldios: parques eólicos vão passar a pagar IMI

Redação Agriterra28/10/2020
Os terrenos baldios onde sejam instalados parques eólicos destinados a produzir energia elétrica vão perder o direito à isenção de IMI que a lei previa anteriormente para este tipo de imóveis.
Imagen

Esta nova orientação, que está presente numa conclusão interna da Autoridade Tributária (AT), deverá passar a ser seguida pela generalidade das repartições de Finanças do país, adianta o Jornal de Negócios.

Esta é mais uma regra a seguir na determinação do IMI a aplicar aos parque eólicos, uma vez que, em grene número de casos, os terrenos sobre os quais são instalados estes parques são terrenos baldios.

Agora, a cedência de uma parcela de um terreno baldio para instalação de um parque eólico destinado a produzir energia elétrica implica obrigatoriamente do pagamento de IMI na parte respeitante a essa parcela, que deixará de beneficiar da isenção que a lei prevê para este tipo de imóveis.

Além disso, considera-se que esta parcela de terra, não só passará a constituir outro baldio, como terá de passar a ser classificada como prédio urbano – com as consequentes implicações em matéria de IMI.

Os baldios são terrenos e equipamentos possuídos e geridos por comunidades locais que lhes dão um uso comum. São uma tradição muito antiga em Portugal e constituem ainda uma parcela significativa do território, estimada em 450 mil hectares, aproximadamente 5% do território nacional. Localizam-se em zonas agrícolas e de floresta e destinam-se em regra a atividades rurais, como a caça, a pastorícia, culturas ou recolha de lenhas.

Recentemente, começaram a ter outras utilizações, como a produção de energia elétrica e de energia hídrica. Além disso, são áreas utlizadas para atividades turísticas ou para desportos radicais.

REVISTAS

Olival 2024EvolyaFNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial