Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa

LIPOR comemora 15 anos a valorizar os Solos

Redação Induglobal16/09/2020

Mais de 640.000 toneladas de resíduos alimentares e resíduos verdes valorizados.

Imagen

A Central de Valorização Orgânica da LIPOR recebeu e valorizou, nos seus 15 anos de atividade, 647.608 toneladas de resíduos alimentares e resíduos verdes. Há 15 anos, a LIPOR e os seus municípios associados, iniciaram um projeto diferenciador que deixou uma marca na gestão de resíduos e na proteção dos solos em Portugal, - a 'Compostagem Industrial' feita a partir da recolha seletiva de biorresíduos.

A Central é alimentada por um conjunto de circuitos de recolha seletiva promovidos pela LIPOR e os seus Municípios associados. Estes circuitos vão desde a recolha seletiva porta-a-porta em habitações, até à recolha em cantinas e restaurantes, passando por mercados, e grandes produtores, permitindo assim, a recolha de biorresíduos com uma elevada qualidade e sem contaminantes, o que dá origem à produção de um corretivo agrícola de excelente qualidade - o NUTRIMAIS. Saiba mais sobre o NUTRIMAIS, acedendo à Feira Virtual na revista Agriterra.

Mas o trabalho da LIPOR e dos seus municípios, nestes 15 anos, não se esgotou aqui, tendo sido promovido um conjunto de projetos paralelos com o objetivo de potenciar, por exemplo, a redução do desperdício alimentar e promover o retorno ao solo da matéria orgânica que o enriquece.

Assim, o 'Embrulha' e o 'Dose Certa' são projetos de prevenção da produção de resíduos em restaurantes e cantinas, que promovem o aproveitamento total das refeições, minimizando o desperdício, evitando a sua incineração ou deposição em aterro.

Ao mesmo tempo, apostando na gestão descentralizada dos resíduos verdes e alimentares, a promoção do projeto de Compostagem Caseira tem sido uma forma preferencial de tratar localmente este tipo de resíduos.

No âmbito deste projeto a LIPOR já entregou 15.532 compostores domésticos e 67 compostores comunitários aos cidadãos dos seus 8 municípios, permitindo a valorização local de mais de 6.500 toneladas de biorresíduos/ano.

"Como é óbvio, estes resultados não seriam possíveis sem o esforço dos nossos municípios associados, quer na instalação de infraestruturas, quer na otimização de circuitos de recolha de resíduos, quer na sensibilização da comunidade", salienta a LIPOR, em comunicado.

E conclui, dizendo: "claro está, também os cidadãos têm contribuído e participado de forma cada vez mais exemplar nos diversos projetos desenvolvidos, aumentando assim as quantidades de materiais valorizados e diminuído o desperdício, e também contribuído para menores emissões de gases de efeito de estufa".

Compostagem caseira

REVISTAS

FNA24Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    27/03/2024

  • Newsletter Agriterra

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial