Oliveira do Hospital: Museu do Azeite da Bobadela evoca passado histórico da olivicultura

Redação Agriterra16/09/2020

Construído sobre as milenares ruínas romanas de Bobadela, em Oliveira do Hospital, o Museu do Azeite dá destaque às máquinas e processos criados ao longo do tempo para extração de azeite.

foto

Trata-se de um espaço inovador, suportado num imenso património histórico e imaterial, cuja missão é preservar saberes e peças seculares de uma identidade portuguesa.

Foi com base num saber que ultrapassa os 30 anos de contacto direto com o mundo da azeitona e do azeite que António Dias, bobadelense, nascido e criado e a família mais próxima, sonharam um museu construído de raiz. Após partilha com o arquiteto Vasco Teixeira, este idealizou um edifício em forma de ramo de oliveira, onde facilmente se mergulha no tempo enquanto se percorrem azeitonas e folhas gigantes.
foto

O Museu do Azeite surge numa pequena elevação sobre as milenares ruínas romanas de Bobadela (Oliveira do Hospital). À sua frente ergue-se, imponente, a Serra da Estrela, ícone do território beirão.

Através da recriação de contextos históricos que não se ficam pelo património material, o espólio do Museu do Azeite dá destaque às máquinas e processos criados ao longo dos tempos pelos homens para a extração de azeite.

Um óleo vegetal precioso – até sagrado – que, nas suas múltiplas utilizações, como sejam, a alimentação, a iluminação, a medicina e a higiene, se tornou num dos produtos agrícolas mais importantes de cada período histórico e do qual Portugal é ainda hoje o quarto produtor a nível mundial.

Este espaço inovador, ambiciona deixar a sua marca turística na Região, propõe-se igualmente conjugar a valorização histórica e patrimonial com a fruição turística, criando um espaço de salvaguarda do património histórico e imaterial, bem como de divulgação das tecnologias de produção de azeite. Um Museu cuja missão é preservar saberes e peças seculares específicas de uma identidade comum.

Na pequena loja de recordações 'O Museu em Casa' podem ser adquiridos produtos locais e outros objetos relacionados com o Museu do Azeite, prolongando, assim, no quotidiano a experiência vivida neste espaço museológico.

No Museu do Azeite, os mais novos aprendem e imaginam através de atividades lúdico-pedagógicas. A visita guiada à descoberta de um ramo de oliveira, jogos pedagógicos interativos, brincar aos cientistas no 'Cantinho da Ciência' são algumas das atividades que, no final da visita, serão “temperadas com azeite”.

foto
20 Years Jaba traduçao técnica especializada 4.0Syngenta: confíe a sua cultura à experiència da marca líder no OlivalAgriterra TwitterAgriterra FacebookAgriterra Feria Virtual

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação para o agricultor de Portugal

Estatuto Editorial