Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

PDR2020 já aprovou 34.400 projetos com financiamento superior a 2,3 mil milhões de euros

Redação Agriterra01/08/2020

Globalmente, o Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020) já aprovou mais de 34.400 projetos, que envolvem um financiamento superior a 2,3 mil milhões de euros, “o que evidencia a enorme vontade e capacidade de investir dos nossos beneficiários”, revela Rita Barradas, Gestora do PDR, em comunicado divulgado.

Imagen

Na missiva, a responsável informa que “a forte recessão económica e financeira decorrente da crise de saúde pública que enfrentamos, com evolução incerta, vai exigir dos beneficiários do PDR2020 um enorme esforço de execução, determinante para a utilização integral das verbas comunitárias disponíveis, que só será possível com a resiliência de que os beneficiários do setor têm dado provas, sobretudo em períodos de maior adversidade”.

Os dados de execução do PDR2020, publicados mensalmente, “apresentam já uma elevada taxa de compromisso do Programa. Se levarmos em conta que o PDR2020, para além dos compromissos associados aos 34.400 projetos já aprovados, tem ainda que assegurar os pagamentos das medidas agroambientais, de manutenção da atividade agrícola em zonas desfavorecidas, bem como os compromissos que decorrerão da análise de candidaturas em curso, dos concursos atualmente abertos e a abrir de acordo com plano de avisos, constatamos que o Programa se encontra em situação de overbooking, que importa gerir com todo o rigor”.

Rita Barradas afirma que se trata “de uma boa prática de gestão, que se tem mostrado eficaz como forma de assegurar a total execução das verbas disponibilizadas pelos Programas, permitindo acomodar a medida anunciada, no passado dia 27 de julho, pela Senhora Ministra da Agricultura, de acordo com a qual a Autoridade de Gestão vai de imediato começar a analisar as 2.500 candidaturas que se encontram sem dotação orçamental nos últimos concursos abertos para o investimento agrícola, incluindo o apoio aos Jovens Agricultores, e para a agroindústria. Caso estejam reunidas as condições de aprovação, será viabilizado o seu financiamento”.

Estão abrangidas por esta decisão as candidaturas submetidas ao abrigo dos seguintes concursos:

  • 9º Aviso da Operação 3.1.1. Prémio Instalação jovens agricultores;
  • 4.º Aviso da Operação 3.1.2. Investimento de jovens agricultores na exploração agrícola;
  • 15º, 16º, 17º, 18º, 19º, 20º e 21º Avisos da Operação 3.2.1 Investimento na exploração agrícola;
  • 7º Aviso da operação 3.3.1 Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas.

Nesta fase, os beneficiários destas candidaturas não terão que realizar qualquer procedimento.

Em paralelo a esta medida, o PDR2020 continuará a monitorizar de forma permanente e rigorosa a execução dos projetos aprovados, de modo a poder realocar, em tempo útil, verbas eventualmente libertadas para projetos que as executem.

A Autoridade de Gestão do PDR2020 conta com o esforço e empenho de todos os beneficiários na execução atempada dos seus projetos e na apresentação dos respetivos pedidos de pagamento, matéria a que continuará a atribuir prioridade máxima.

"A utilização integral e em tempo útil do envelope financeiro do PDR2020 é um objetivo de todos", conclui Rita Barradas.

REVISTAS

EvolyaOlival 2024FNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial