Em 2023, foram registados 211.700 tratores na Europa. Com base nos dados fornecidos pelas autoridades nacionais, a Associação de Europeia de Fabricantes de Máquinas Agrícolas (CEMA) estima que 158.100 destes veículos são tratores agrícolas, dos quais 26.200 (17%) têm menos de 50 cv e 131.900 (83%) têm mais de 50 cv.
O restante é composto por uma variedade de veículos que são por vezes classificados como tratores, tais como ATV, UTV, manipuladores telescópicos, entre outros.
Tendo em conta os números que incluem outro tipo de veículos, Portugal apresentou uma queda bastante superior (15,8%) em comparação com a à média europeia (4,9%). Terão sido registados no total 2.550 tratores em comparação com 3.030 matriculados em 2022.
Evolução das matrículas de tractores agrícolas na Europa.
País | 2023 | 2022 | Variación 23 vs 22 (%) |
Austria | 4.982 | 5.349 | -6,9 |
Bélgica | 2.936 | 3.179 | -7,6 |
Bosnia Herzegovina | 1.326 | 682 | +94,4 |
Croacia | 1.011 | 1.004 | +0,7 |
República Checa | 2.776 | 3.348 | -17,1 |
Dinamarca | 1.764 | 2.005 | -12,0 |
Estonia | 494 | 554 | -10,8 |
Finlandia | 1.606 | 1.605 | +0,1 |
Francia | 36.396 | 35.731 | +1,9 |
Alemania | 28.881 | 28.769 | +0,4 |
Grecia | 1.667 | 1.259 | +32,4 |
Hungria | 2.793 | 4.093 | -31,8 |
Islândia | 150 | 163 | -8,0 |
Irlanda | 2.078 | 2.133 | -2,6 |
Italia | 17.534 | 20.119 | -12,8 |
Letonia | 651 | 753 | -13,5 |
Lituana | 1.014 | 1.387 | -26,9 |
Luxemburgo | 247 | 262 | -5,7 |
Moldavia | 995 | 1.599 | -37,8 |
Países Bajos | 3.151 | 2.861 | +10,1 |
Noruega | 2.568 | 2.799 | -8,3 |
Polonia | 10.276 | 11.733 | -12,4 |
Portugal | 2.550 | 3.030 | -15,8 |
Serbia & Montenegro | 2.293 | 2.457 | -6,7 |
Eslovaquia | 1.436 | 1.244 | +15,4 |
Eslovenia | 1.103 | 1.358 | -18,8 |
España | 7.699 | 9.338 | -17,6 |
Suecia | 2.248 | 2.347 | -4,2 |
Suiza | 2.165 | 2.099 | +3,1 |
Reino Unido | 13.304 | 12.987 | +2,4 |
TOTAL | 158.094 | 166.247 | -4,9 |
O número total de matrículas pode incluir outros tipos de veículos, como manipuladores telescópicos e veículos todo-o-terreno. Além disso, em alguns países, pode incluir alguns registos em segunda mão.
Este continua a ser o melhor conjunto de dados disponíveis para o CEMA provenientes das autoridades nacionais.
De acordo com estes dados, as matrículas de tratores agrícolas foram 4,9% inferiores às de 2022, mas apenas ligeiramente abaixo da média dos últimos cinco anos. O número de máquinas registadas no primeiro semestre de 2023 foi apenas ligeiramente inferior ao do mesmo período do ano anterior. A queda foi mais acentuada no segundo semestre do ano, com quase 10%.
A CEMA explica que uma das razões pelas quais as matrículas de tratores agrícolas se mantiveram bem no primeiro semestre de 2023 foi o facto de os fabricantes estarem a recuperar as encomendas acumuladas durante 2021 e 2022, em resultado das perturbações nas cadeias de abastecimento mundiais durante e após a pandemia e da invasão russa da Ucrânia. Em meados do ano, as cadeias de abastecimento tinham regressado em grande parte ao normal, pelo que o número de tratores matriculados refletia uma melhor indicação da procura no mercado.
Na leitura global do ano, os fabricantes de máquinas recordam que a procura de tratores e de outros tipos de equipamento está intimamente relacionada com as receitas das empresas. Os preços da maioria das matérias-primas agrícolas dispararam em 2022, na sequência da invasão russa da Ucrânia, devido, em particular, a preocupações com a disponibilidade de cereais e oleaginosas. Esta situação teve um efeito de arrastamento nos preços dos alimentos para animais, o que significou que os preços dos produtos de origem animal também foram mais elevados, conduzindo a uma procura adicional de maquinaria.
No entanto, a partir do verão de 2022, as cadeias de abastecimento alimentar mundiais adaptaram-se à nova situação. No final de 2023, os preços mundiais dos alimentos, medidos pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, caíram mais de um quarto em relação ao pico registado em março de 2022 e eram 10 % inferiores aos do ano anterior.
A descida dos preços dos produtos agrícolas de base ocorreu numa altura em que os custos dos fatores de produção agrícola permanecem elevados. Além dos preços dos alimentos para animais, também os preços dos fertilizantes, dos combustíveis e da energia foram excecionalmente elevados em 2022. Embora tenham descido desde então, continuam a ser mais caros do que em 2021.
Se combinarmos esta queda dos preços dos produtos agrícolas e os elevados custos dos fatores de produção com condições meteorológicas adversas, verificamos que os rendimentos dos agricultores foram reduzidos.
Na opinião do CEMA, isto teve inevitavelmente um impacto na sua vontade de investir em maquinaria, o que explica por que razão as matrículas de tratores começaram a diminuir no segundo semestre de 2023. Como sempre, alguns fatores locais que afetam cada país em particular não devem ser esquecidos.
Neste contexto de queda generalizada das matrículas de tratores na Europa, é de salientar a tendência diametralmente oposta no segmento acima dos 175 cv, com um aumento de 12% em termos anuais.
Em contrapartida, na gama de 80-175 cv, que representa quase metade das matrículas em 2023, a diminuição foi de 13%. Registou-se uma pequena diminuição no número de tratores com menos de 80 cv, com algum crescimento para as máquinas mais pequenas. É de notar que os dados relativos a estes modelos de baixa potência são relativos, uma vez que o seu desempenho não exige que sejam registados em alguns países.